Presidente da JucisRS, Lauren Momback Mazzardo apresenta ações da Autarquia na Assembleia de Verão da Famurs 2025
Publicação:

Na manhã desta sexta-feira, (21), foi realizada mais uma edição da Assembleia de Verão da Famurs, que ocorreu na Sociedade Amigos do Balneário Atlântida -Saba-, em Xangri-Lá. O evento é promovido pela Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul - Famurs - e conta com o tema “Juntos para reconstruir, somando forças para superar”. Na ocasião, a presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul - JucisRS -, Lauren Momback Mazzardo, apresentou painel ao lado do Secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo.
Conforme a programação, o evento teve início com a apresentação do painel sobre o Plano de Desenvolvimento do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo, Invest RS e Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul. No primeiro horário da manhã, a Famurs lançou a ferramenta Oportuniza Municípios. Ela tem como objetivo auxiliar no fomento e nas buscas de oportunidades para os municípios gaúchos.
A presidente da Autarquia, Lauren Momback Mazzardo, ressaltou que a JucisRS em 2021 levava em torno de 38 horas para analisar os processos referente a abertura de empresas, porém com os novos recursos em 2024, o tempo médio para ser concluído esse procedimento passou a ser duas horas. “Esse crescimento surgiu por meio do Tudo Facil Empresas - TFE, presente em 61 cidades gaúchas. Nosso objetivo é abranger os 497 munícipio do RS”, ressalta.
Ainda em seu pronunciamento, Lauren explicou que o TFE é uma plataforma que conta com a facilidade de automatizar todas as etapas para abrir uma empresa de forma gratuita em até 10 minutos. “Esse método é responsável por ter cadastrado mais de 70% das empresas que se encontram abertas hoje no Rio Grande do Sul”, afirmou.
Ela também apresentou organograma de como era complexo para os empreendedores terem o registro e a abertura das suas empresas. No entanto, com a chegada de novos procedimentos o processo passou a ser mais fácil e menos burocrático.
A presidente também ressaltou o projeto Tá Na Mão Empresas, em que é possível o empresário abrir seu próprio negócio por meio do WhatsApp da JucisRS.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo, falou sobre as ações e projetos desenvolvidos após o RS ter enfrentado a maior tragédia Climática do RS. Segundo ele, o RS tem retomado suas atividades econômicas. Ainda em seu pronunciamento, Polo destacou as ações desenvolvidas pela Junta Comercial, facilitando a vida dos grandes e pequenos empresários.
O presidente da Famurs, Marcelo Arruda, ressaltou os diferentes serviços oferecidos por meio da JucisRS. “Parabéns a Junta Comercial e ao Governo do Rio Grande do Sul, por esse avanço e todo atendimento que realiza com os empreendedores, empresários e prefeituras do Estado”, afirmou.
A programação da Assembleia de Verão, encerrou com painel, abordando assuntos relacionados a nova arrecadação municipal e o planejamento para os próximos cinco anos. Além disso, os cuidados que os municípios devem conter para não perder a arrecadação.