Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Presidente da JucisRS, Lauren Momback Mazzardo apresenta ações da Autarquia na Assembleia de Verão da Famurs 2025

Publicação:

banner site 2 (1)
Presidente da JucisRS, Lauren Momback Mazzardo na Assembleia de Verão da Famurs - Foto: Crédito: Fábio Rodrigues Júnior

Na manhã desta sexta-feira, (21), foi realizada mais uma edição da Assembleia de Verão da Famurs, que ocorreu na Sociedade Amigos do Balneário Atlântida -Saba-, em Xangri-Lá. O evento é promovido pela Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul - Famurs - e conta com o tema “Juntos para reconstruir, somando forças para superar”. Na ocasião, a presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul - JucisRS -, Lauren Momback Mazzardo, apresentou painel ao lado do Secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo.

Conforme a programação, o evento teve início com a apresentação do painel sobre o Plano de Desenvolvimento do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo, Invest RS e Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul. No primeiro horário da manhã, a Famurs lançou a ferramenta Oportuniza Municípios. Ela tem como objetivo auxiliar no fomento e nas buscas de oportunidades para os municípios gaúchos.

A presidente da Autarquia, Lauren Momback Mazzardo, ressaltou que a JucisRS em 2021 levava em torno de 38 horas para analisar os processos referente a abertura de empresas, porém com os novos recursos em 2024, o tempo médio para ser concluído esse procedimento passou a ser duas horas. “Esse crescimento surgiu por meio do Tudo Facil Empresas - TFE, presente em 61 cidades gaúchas. Nosso objetivo é abranger os 497 munícipio do RS”, ressalta.

Ainda em seu pronunciamento, Lauren explicou que o TFE é uma plataforma que conta com a facilidade de automatizar todas as etapas para abrir uma empresa de forma gratuita em até 10 minutos. “Esse método é responsável por ter cadastrado mais de 70% das empresas que se encontram abertas hoje no Rio Grande do Sul”, afirmou.

Ela também apresentou organograma de como era complexo para os empreendedores terem o registro e a abertura das suas empresas. No entanto, com a chegada de novos procedimentos o processo passou a ser mais fácil e menos burocrático.
A presidente também ressaltou o projeto Tá Na Mão Empresas, em que é possível o empresário abrir seu próprio negócio por meio do WhatsApp da JucisRS.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo, falou sobre as ações e projetos desenvolvidos após o RS ter enfrentado a maior tragédia Climática do RS. Segundo ele, o RS tem retomado suas atividades econômicas. Ainda em seu pronunciamento, Polo destacou as ações desenvolvidas pela Junta Comercial, facilitando a vida dos grandes e pequenos empresários.

O presidente da Famurs, Marcelo Arruda, ressaltou os diferentes serviços oferecidos por meio da JucisRS. “Parabéns a Junta Comercial e ao Governo do Rio Grande do Sul, por esse avanço e todo atendimento que realiza com os empreendedores, empresários e prefeituras do Estado”, afirmou.

A programação da Assembleia de Verão, encerrou com painel, abordando assuntos relacionados a nova arrecadação municipal e o planejamento para os próximos cinco anos. Além disso, os cuidados que os municípios devem conter para não perder a arrecadação.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul