JucisRS realiza alinhamento do projeto Avança Mulher Empreendedora com representantes do Banco Mundial

banner site 2 (12)
Reunião de alinhamento com foco nas Mulheres empreendedoras do estado do RS

A chefe de Gabinete da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul - JucisRS -, Priscila Bühler se reuniu nesta quarta-feira (16) com o economista-sênior da Prática Global de Macroeconomia, Comércio e Investimento - MTI - e a consultora Nacional de Violência de Gênero do Banco Mundial, Fabiano Silvio Colbano e Gabriela Geraldes Bastos. Também participaram a assessora de Empreendedorismo da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade- Seidape -, Treici Freitas e a coordenadora da Assessoria de Gestão Estratégica – AGE - da Secretaria da Fazenda do RS - Sefaz/RS-, Paula Bicudo de Castro Magalhães. Em pauta, o alinhamento do projeto Avança Mulher Empreendedora.

A ação tem como objetivo capacitar Mulheres empreendedoras que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica. Por meio de cursos voltados para a área do empreendedorismo, elas poderão administrar seu próprio negócio, conquistando independência financeira.

Após o maior desastre climático que ocorreu no estado gaúcho no mês de maio, o programa foi reformulado para atender as vítimas da enchente. Intitulado "Renascer" o foco é auxiliar as empresárias atingidas com recursos materiais e financeiros para que elas possam reconstruir seus empreendimentos.

O projeto também irá atuar nos Centros Humanitários de Acolhimento - CHAs -, ofertando capacitação para homens e mulheres que residem nos locais de moradia temporária idealizados pelo Estado. Os abrigos têm o objetivo de acolher famílias que perderam suas casas durante o maior desastre climático do RS. Além disso, no mês de novembro está previsto um mutirão na Arena do Grêmio para atender as empreendedoras do bairro Humaitá e Vila Farrapos, territórios que foram devastados pelas cheias.