Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

JucisRS treina novos vogais para acelerar análise de processos em atraso

Recém empossado, o Colégio de Vogais irá analisar os processos que dependem de decisão colegiada

Publicação:

20190412 093000
Novo Corpo de Vogais participou de treinamento para acelerar a análise de processos Foto: Denise Rodrigues
Por Denise Rodrigues

A Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) promoveu, na manha? de sexta-feira (12/4), treinamento te?cnico para os rece?m empossados vogais e suplentes da autarquia. A iniciativa busca atualizar o novo Cole?gio de Vogais sobre o registro empresarial para que, nas pro?ximas semanas, os processos que dependem de decisa?o colegiada (transformaço?es, ciso?es, fuso?es, incorporaço?es, atas de reunia?o e sociedades ano?nimas) possam ser liberados. O Vocalato e? composto de 21 vogais e 21 suplentes nomeados pelo governador Eduardo Leite. Os nomes foram publicados no Dia?rio Oicial do Estado em 10 de abril.

O secreta?rio-geral da JucisRS, Carlos Vicente Bernardoni Gonçalves, explicou que o treinamento ocorreu para apresentar aos vogais a nova rotina do o?rga?o, com a intença?o de preparar o grupo para agilizar o andamento dos processos que esta?o em atraso.

Gonçalves disse ainda que, para a prestaça?o eficiente de serviços, e? imprescindível que os profissionais estejam informados sobre os procedimentos da junta comercial. “Temos de diminuir a burocracia, e o empresa?rio e? fundamental para o desenvolvimento econo?mico do estado”, finalizou, enfatizando que, durante o treinamento, os vogais tiveram oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, ale?m de sanar du?vidas sobre o registro mercantil. Os vogais se reu?nem duas vezes por semana para decidir sobre processos de interesse das empresas.

Fla?vio Koch, presidente da JucisRS, ressaltou que a nova direça?o da Junta ira? trabalhar para “motivar, ajudar, desenvolver e fomentar” o empreendedorismo no RS, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econo?mico e Turismo (Sedetur), pasta da qual a autarquia esta? vinculada.

A estrutura organizacional da autarquia e as legislaço?es de registros mercantis foram temas abordados pelos diretores de Registro, Ce?zar Roberto Perassoli Cardoso, e Assessoria Te?cnica, Cristiano Neves.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul