Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

JucisRS treina novos vogais para acelerar análise de processos em atraso

Recém empossado, o Colégio de Vogais irá analisar os processos que dependem de decisão colegiada

Publicação:

20190412 093000
Novo Corpo de Vogais participou de treinamento para acelerar a análise de processos Foto: Denise Rodrigues
Por Denise Rodrigues

A Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) promoveu, na manhã de sexta-feira (12/4), treinamento técnico para os recém empossados vogais e suplentes da autarquia. A iniciativa busca atualizar o novo Colégio de Vogais sobre o registro empresarial para que, nas próximas semanas, os processos que dependem de decisão colegiada (transformações, cisões, fusões, incorporações, atas de reunião e sociedades anônimas) possam ser liberados. O Vocalato é composto de 21 vogais e 21 suplentes nomeados pelo governador Eduardo Leite. Os nomes foram publicados no Diário Oicial do Estado em 10 de abril.

O secretário-geral da JucisRS, Carlos Vicente Bernardoni Gonçalves, explicou que o treinamento ocorreu para apresentar aos vogais a nova rotina do órgão, com a intenção de preparar o grupo para agilizar o andamento dos processos que estão em atraso.

Gonçalves disse ainda que, para a prestação eficiente de serviços, é imprescindível que os profissionais estejam informados sobre os procedimentos da junta comercial. “Temos de diminuir a burocracia, e o empresário é fundamental para o desenvolvimento econômico do estado”, finalizou, enfatizando que, durante o treinamento, os vogais tiveram oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, além de sanar dúvidas sobre o registro mercantil. Os vogais se reúnem duas vezes por semana para decidir sobre processos de interesse das empresas.

Flávio Koch, presidente da JucisRS, ressaltou que a nova direção da Junta irá trabalhar para “motivar, ajudar, desenvolver e fomentar” o empreendedorismo no RS, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), pasta da qual a autarquia está vinculada.

A estrutura organizacional da autarquia e as legislações de registros mercantis foram temas abordados pelos diretores de Registro, Cézar Roberto Perassoli Cardoso, e Assessoria Técnica, Cristiano Neves.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul