Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Compartilhamento de Boas Práticas entre as Juntas Comerciais é pauta de reunião promovida pela Fenaju em Belo Horizonte

Publicação:

 banner site 2 (19)
Reunião Fenaju - Foto: Alessandro Carvalho/Divulgação/Jucemg

Presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul - JucisRS -, Lauren Momback Mazzardo marcou presença na agenda da tarde de ontem (28) na Reunião Ordinária promovida pela Federação Nacional das Juntas Comerciais - Fenaju -. O encontro ocorre na capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte.

O Compartilhamento de Boas Práticas entre as Juntas Comerciais foi destaque da agenda. Na ocasião, Lauren apresentou as ações da Autarquia que estão sendo implementadas no estado do RS. “Estamos trabalhando no aprimoramento da Análise de Processos através da Inteligência Artificial, trazendo mais agilidade e simplificação aos usuários de nossos serviços”, destaca.

Ela ressaltou que os projetos em parceria com o Governo do Estado, Secretarias e Entidades são de extrema importância para o Desenvolvimento Econômico e Sustentável do RS. No primeiro quadrimestre, foram abertos 108.788 novos negócios no RS.

Lauren também discorreu sobre o Tudo Fácil Empresas - TFE - ferramenta que permite a abertura de novos negócios de baixo risco ambiental e sanitário em até 10 minutos e de forma totalmente gratuita. A plataforma já foi implementada em 65 municípios, sendo que a meta é abranger os 432 restantes.

A agenda contou também com apresentação da proposta do Encontro Nacional das Juntas Comerciais - Enaj - 2025 e alinhamento para as próximas Reuniões. A programação do evento incluiu painéis técnicos e debates com foco na simplificação do Registro Mercantil.

O dia encerrou com a visita dos presidentes e representantes de 23 estados brasileiros à Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais - Ocemg -. Após a visita, Lauren Momback Mazzardo ressalta a importância do Sistema Ocemg para o Estado de Minas Gerais. “A Organização das Cooperativas é fundamental para fomentar o desenvolvimento do cooperativismo mineiro", enfatizou. Segundo Lauren, a Ocemg contribui para gestão eficiente do setor, fortalecendo as sociedades cooperativas.

O Sistema é formado pela união de duas importantes instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais - Ocemg -, órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado, e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais - Sescoop-MG -, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina - Fecoop-Sulene -.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul