JUCISRS e SEFAZ-RS aprimoram integração para simplificar a vida dos empresários
Publicação:

A JucisRS e a Sefaz-RS deram na tarde de hoje (5/7) mais um importante avanço com o objetivo de desburocratizar o processo de formalização de empresas. Por meio de uma tecnologia denominada IFrame, o cidadão Empreendedor poderá agora interagir com a Receita estadual diretamente no portal da Redesim/RS, gerenciado pela JucisRS. Logo após a obtenção de seu CNPJ, sem ter que se deslocar para outro site, o empreendedor poderá realizar sua inscrição estadual ou saber se está dispensado no Portal da REDESIM RS. Toda essa simplificação visa dar maior transparência e simplicidade para o empresário. Ou seja, muito mais agilidade para o empreendedor gaúcho.
A presidente da JucisRS, Lauren de Vargas Momback, relata que a parceria da Junta Comercial e a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, vem de longa data. Porém, ela destaca que é "inegável os avanços que vem sendo obtidos nos últimos dias". Lauren explica que com a adesão da tecnologia de ponta, chamada IFrame, a JucisRS e a Sefaz-RS aprimoraram sua integração, inserindo o sistema da Fazenda Estadual dentro do Portal da Redesim-RS. "Os sistemas continuam independentes, mas o cidadão perceberá que está dentro de um mesmo sistema, melhorando sua experiência no processo de abertura de empresas", enfatiza.
Com essa nova integração, após o registro na Junta Comercial e liberação do CNPJ, segundo Lauren, os empresários do Rio Grande do Sul já receberão sua Inscrição Estadual, ou sua dispensa (dependendo da atividade econômica), no próprio portal da Redesim-RS. "Todo o processo será feito de forma simples, prática e ágil", explica a presidente da JucisRS.
"A possibilidade de realização dos procedimentos para inscrição estadual em um único local, através da parceria com a JucisRS, vai ao encontro de uma série de iniciativas em andamento na Receita Estadual. O incremento dos serviços digitais, a modernização dos processos e a simplificação extrema das obrigações dos contribuintes são alguns dos principais focos da agenda Receita 2030, composta por 30 medidas para modernização da administração tributária gaúcha", finalizou o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira.
Também participaram da reunião pela Fazenda o subsecretário da Receita Estadual adjunto, Luis Fernando Crivelaro, a chefe da Divisão de Relacionamento e Serviços, Rachel Krug Einsfeld, além de equipes da Procergs.