Escola JucisRS promove palestra sobre Prevenção ao Suicídio

banner site 2 (4)
27121904-banner-site-2-4.png - Foto: Guilherme Nascimento

Nesta sexta-feira (27), a Escola JucisRS promove palestra voltada para os funcionários da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul - JucisRS -, abordando a temática da prevenção ao Suicídio.

O evento foi conduzido pela analista Judicial e graduanda em Teoria Cognitiva Comportamental, Maria Guimarães, que compartilha sua experiência de vida e seu enfrentamento a dificuldades emocionais.

Durante a palestra, Maria falou sobre seus filhos e netos, utilizando suas vivências para ilustrar a importância do diálogo e da escuta ativa.

Ela destacou a necessidade de um olhar atento às situações e possíveis amizades falsas, que podem levar ao desespero e à solidão. "Às vezes o maior inimigo está do seu lado, causando maior dano para você”, alertou a palestrante, enfatizando como as relações interpessoais podem impactar a saúde mental.

Para promover a interação com os funcionários, ela conduziu uma atividade na qual pediu que desenhassem um coração e mencionassem a pessoa que mais admiram, citando as três qualidades que mais valorizam nela.

A atividade não apenas fomentou a reflexão, mas também encorajou a expressão de sentimentos positivos em um ambiente de acolhimento. A palestrante citou a importância de "além de amar ao próximo, se amar em primeiro lugar".

O encontro faz parte das ações do Setembro Amarelo, uma campanha dedicada à conscientização sobre a prevenção do Suicídio, promovendo a saúde mental e a importância de buscar ajuda.