Tudo Fácil Empresas é lançado no município de Bagé
Publicação:

Durante o encerramento da IV Jornada JucisRS de Interiorização foi realizada a solenidade de implementação da nova plataforma Tudo Fácil Empresas – TFE – no município de Bagé. O sistema permite a abertura de empresas individuais e limitadas de 566 atividades consideradas de baixo risco em menos de 10 minutos, reduzindo a burocracia, de forma totalmente on-line e gratuita. No Rio Grande do Sul, 70% das empresas se enquadram nessas atividades.
Bagé tornou-se o quarto município a aderir à plataforma, ficando ao lado de Porto Alegre, Novo Hamburgo e Panambi. Atualmente, 56 cidades estão em processo de implementação da ferramenta, 14 aderiram à viabilidade de endereço automatizada e 22 estão em processamento. O TFE é baseado em quatro passos, sendo eles: Adoção das Tabelas de Baixo Risco (01 tabela: licenciamento); Viabilidade Automática de Endereço (02 tabelas: endereços / CNAEs); Inscrição Municipal Automática e Isenção de Taxas.
A presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – JucisRS –, Lauren de Vargas Momback destacou a importância da adesão da plataforma de desburocratização em Bagé. “O Tudo Fácil Empresas permite mais agilidade ao empreendedor na abertura de empresas, sendo o processo totalmente on-line e de forma gratuita contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do município e daquela Região”, finalizou.
Participaram da solenidade o secretário de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul, Claudio Gastal e o prefeito do município de Bagé, Divaldo Lara. Também estiveram presentes o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Bayard Paschoa Pereira, e o coordenador do DescomplicaRS, Tomás Holmer.