Sistema Redesim e plataforma Tudo Fácil Empresas são apresentados ao público da XI Jornada JucisRS de Interiorização em Erechim
Publicação:

Painel sobre a “Redesim e Tudo Fácil Empresas – TFE -” foi um dos destaques da programação da tarde desta quarta-feira (05) da XI Jornada JucisRS de Interiorização em Erechim. O diretor da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios - Redesim - Sílvio Ramão, apresentou os dois sistemas que seguem a premissa de desburocratização para abertura de empresas no estado do RS.
Ramão ressaltou a importância do sistema Redesim para facilitar a vida dos empreendedores e as instituições envolvidas no processo de abertura de um novo negócio. Ele explicou que, antes da plataforma, o cidadão passava de uma organização para outra até concluir o processo de abertura de empresa e iniciar sua vida empreendedora. Ainda em sua explanação, o diretor apresentou a “Trilha do Empreendedor”, que abrange três passos: a consulta prévia, coleta de dados, registros e inscrições e licenciamentos.
A Redesim funciona de forma integrada com sistemas das instituições que dela participam com comunicação automática. Entre os parceiros estão os órgãos de registro (Juntas Comerciais, Cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas e OAB), as administrações tributárias no âmbito federal, estadual e municipal, órgãos licenciadores como o Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e o Meio Ambiente. Hoje, o sistema está consolidado em 100% dos municípios do Rio Grande do Sul.
Outro ponto alto da palestra foi o Tudo Fácil Empresas – TFE -, ferramenta que marca o avanço da simplificação para o empreendedor que deseja abrir seu negócio de forma rápida e gratuita. “O Tudo Fácil Empresas veio para revolucionar a vida do cidadão que deseja empreender no Rio Grande do Sul”, destacou Sílvio.
O TFE tem como objetivo permitir a abertura de empresas de baixo risco ambiental e sanitário, em um único site, de forma totalmente gratuita e em até 10 minutos. As dispensas municipais e estaduais são liberadas no ato de abertura dos negócios. Hoje, a plataforma está presente em 26 municípios gaúchos: Porto Alegre, Novo Hamburgo, Panambi, Bagé, Erechim, Gravataí, Estrela, Santa Cruz do Sul, Esteio, Caxias do Sul, Rio Grande, São Borja, Sapiranga, Farroupilha, Sapucaia do Sul, Venâncio Aires, Montenegro, Frederico Westphalen, Rio Pardo, São Leopoldo, Uruguaiana, Santo Antônio da Patrulha, Guaíba, Tapejara, Palmeira das Missões e Santiago.