Santiago irá lançar a plataforma de desburocratização Tudo Fácil Empresas

banner para site (70)
Santiago se tornará o 22 município a aderir ao sistema - Foto: Irys Guimarães

A presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS – JucisRS – Lauren de vargas Momback recebeu em seu gabinete o prefeito de Santiago, Tiago Gorski Lacerda, demais representantes do município para tratar sobre o lançamento da ferramenta Tudo Fácil Empresas – TFE – na cidade, previsto para fevereiro.

Lauren destacou o êxito da expansão do TFE em 2022 e reafirmou o compromisso de continuar firmando parcerias com os municípios gaúchos para que todos disponibilizem a plataforma em seus sistemas. “O Tudo Fácil Empresas se consolidou no ano de 2022 e tenho orgulho de dizer que continuaremos trabalhando para que todos os municípios do Rio Grande do Sul obtenham o sistema em 2023. Agradeço a todos os órgãos envolvidos neste projeto, que fizeram essa ferramenta inovadora ser realidade para o empreendedor gaúcho”.

O TFE é uma plataforma online que permite que o cidadão abra uma empresa de baixo risco ambiental e sanitário em até 10 minutos, de forma totalmente gratuita e ágil. O empreendedor que abrir um negócio através do sistema obterá: a viabilidade de endereço, o registro na JucisRS, o cartão do CNPJ, a inscrição tributária estadual, inscrição tributária municipal. Além do alvará de funcionamento, das dispensas de licenciamento do Meio Ambiente Estadual, da Vigilância Sanitária Estadual, do Corpo de Bombeiros e do licenciamento dos órgãos Municipais.

Atualmente a ferramenta está presente em 21 municípios do estado gaúcho, sendo eles: Porto Alegre, Novo Hamburgo, Panambi, Bagé, Erechim, Gravataí, Estrela, Santa Cruz do Sul, Esteio, Caxias do Sul, Rio Grande, São Borja, Sapiranga, Farroupilha, Sapucaia do Sul, Venâncio Aires, Montenegro, Frederico Westphalen, Rio Pardo, São Leopoldo e Uruguaiana.