Santa Cruz do Sul e Estrela aderem à Redesim no Estado
Publicação:

Os municípios de Santa Cruz do Sul e Estrela a partir de hoje (10/9) estão oficialmente integrados à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios - Redesim. A iniciativa visa simplificar e integrar os processos de abertura, alteração, baixa e legalização de micro e pequenas empresas. Instituída pela Lei Federal nº 11.598/2007, a meta é que a Redesim esteja implantada em todas as cidades do Rio Grande do Sul até o fim de 2016. O Sebrae e a Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul – JUCERGS - são parceiros na implementação da Rede que já está em pleno funcionamento nos municípios de Esteio, Garibaldi, São Marcos, Guaíba, Nova Santa Rita e Lajeado.
Santa Cruz do Sul é o sétimo município gaúcho a formalizar seu ingresso na Redesim, sendo a cidade reconhecida por sua intensa atividade empresarial. O termo de adesão foi assinado em outubro do ano passado e hoje está à disposição dos profissionais e empresários daquela Região. Já a implantação da Rede em Estrela – a segunda cidade do Vale do Taquari e 8ª no RS – teve início no mês passado, quando foi realizado um workshop com representantes de todos os órgãos envolvidos no processo. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o município contabiliza 2.976 micro e pequenas empresas, sendo a maior parte delas do ramo varejista de artigos do vestuário e acessórios.
O presidente da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul – JUCERGS -, Paulo Mazzardo, enfatiza que a implantação da Redesim nestas duas cidades foi um processo em que todos os gestores municipais tiveram um papel de extrema importância para sua consolidação. Mazzardo disse ainda que a Redesim tem como mote principal alavancar o empreendedorismo no nosso Estado. “Não serão medidos esforços para que todos os municípios gaúchos possam contar com as vantagens que a Redesim proporciona aos seus usuários e gestores”, finaliza.
Conforme o diretor-superintendente do Sebrae, Derly Fialho, para que o empreendedor tenha êxito em suas atividades é fundamental que se tenha ao seu alcance um ambiente facilitador e simples, como o que se propõe através da Rede.
Em Santa Cruz do Sul, estiveram presentes na cerimônia o presidente Paulo Mazzardo e o secretário-geral, José Tadeu Jacoby, ambos representando JUCERGS, o diretor-superintendente do Sebrae, Derly Fialho, a vice-prefeita Helena Hermany, secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, César Cechinato, da Fazenda, Zeno Assmann, de Planejamento, Jéferson Gerhardt, de Meio Ambiente, Raul Fritsch, além de profissionais das áreas Contábil e Empresarial. Em Estrela participaram da solenidade, o prefeito, Rafael Mallmann, o diretor-superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialho e da gerente regional do Sebrae/RS, Liane Klein; o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Marco Wermann, e do vereador Élio Kunzler, representando o Poder Legislativo, além dos gestores da Junta Comercial/RS.
Denise Rodrigues MTB 8222