Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

JucisRS implanta Registro Digital em todas Unidades Desconcentradas no interior do RS

Publicação:

Junta Digital - O Registro Empresarial
Junta Digital - O Registro Empresarial
Por Denise Rodrigues

 A partir de hoje (1/11), os 59 Escritórios Regionais (ERs) da JucisRS não recebem mais documentos físicos em suas unidades, somente processos via online para todos os atos dos tipos jurídicos de Sociedade Anônima e Consórcio.

 Nesta quinta-feira (1/11), a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – JucisRS - passa a adotar o Registro Digital (RD) para Sociedade Anônima (SA) e Consórcio nas Unidades Desconcentradas da autarquia do interior do estado do RS, conforme Resolução Plenária de nº 004/2016. Na sede da JucisRS em Porto Alegre, a obrigatoriedade já está em vigor desde o dia 01/07/2018, e tem trazido uma redução importante nos prazos de análise dos processos.  Em 1º de dezembro, a obrigatoriedade se estenderá para Cooperativa, Empresário Individual, Eireli, Ltda e demais tipos jurídicos.

O secretário-geral e coordenador do Projeto de Modernização e Informatização da JucisRS, Cleverton Signor, explica que a mudança tem como principal objetivo tornar eficiente o registro empresarial gaúcho,   facilitando o dia a dia dos profissionais da área Contábil e demais usuários da Junta Digital. Signor aponta que um dos principais benefícios da nova ferramenta (RD) é uma redução importante nos prazos de análise dos atos, impulsionando os empreendedores para um ambiente mais ágil na realização dos seus negócios.

Para que os processos de Sociedade Anônima e Consórcio possam ser analisados no órgão de registro, os empresários e os sócios, assim como os administradores e representantes de empresas que façam parte do quadro societário, devem dispor de certificado digital do tipo e-CPF A3, que servirá para assinar digitalmente os documentos. 

 

Cronograma de Registro Digital (RD) no interior do estado do RS

IMPLANTAÇÃO REGISTRO DIGITAL

Data Implantação Tipo Jurídico Natureza do Ato
01/11/2018 Sociedade Anônima e Consórcio Constituição, alterações, extinções, Balanços, Livros e demais atos
01/12/2018 Cooperativa Alteração e Extinção, Balanços, Livros e demais atos exceto constituição
01/12/2018 Empresário Individual, Eireli, LTDA e demais tipos jurídicos Constituição, alterações, extinções, Balanços, Livros e todos os demais atos

 

Resolução Nº 004/2018 de 11 de setembro de 2018, acesse em https://jucisrs.rs.gov.br/em-vigor

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul