Rio Grande do Sul sobe oito posições no ranking da desburocratização para abertura de empresas

whashapp3409876987698987
Ascom-JuscisRS

O estado do RS subiu oito posições no Mapa das Empresas publicado pelo Governo Federal, com redução de 3 horas no prazo em comparação com o 3º quadrimestre de 2020. No momento, o tempo médio para a abertura de uma empresa no RS é de 3 dias e 17 horas. A capital do estado, Porto Alegre, leva em média 2 dias e 18 horas para realizar o procedimento, tendo uma redução de duas horas em comparação com o mesmo período, considerando análise de viabilidade do município e o registro do ato constitutivo na Junta Comercial..

O RS encerra o primeiro quadrimestre de 2021 com 83.937 empresas constituídas e 30.767 encerradas, ficando com um saldo positivo de 53.170 a mais em relação ao total no início do ano. Ao todo, contabilizamos 1.174.917 empresas ativas.

"Precisamos continuar trabalhando para melhorar o ambiente de negócios. Com a implantação da  Redesim em Porto Alegre até o final do ano, e com as viabilidades automáticas na Junta e em outros municípios, tenho certeza que melhoraremos ainda mais o tempo de abertura de empresas", afirma a presidente da JucisRS, Lauren de Vargas Momback.

A JucisRS registrou nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril deste ano, 83,9 mil novas empresas no estado. Em relação ao mesmo período em 2020, foram 54,4 mil. Os Micro Empreendedores Individuais - MEI's representam 82,19% do total de empreendimentos no período.