Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Rio Grande do Sul lidera Ranking do Ministério da Economia de Classificação de Atividades de Baixo Risco

Publicação:

Design sem nome
III Reunião Ordinária do Subcomitê Estadual da Redesim que ocorreu na sede da JucisRS - Foto: Jhúlia Silveira/ Rayssa Tarouco

  Foi realizada na sede da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul - JucisRS - a III Reunião Ordinária do Subcomitê Estadual da Redesim. O encontro foi ministrado pela presidente da autarquia, Lauren de Vargas Momback e pelo diretor da Redesim da JucisRS, Silvio Ramão.

  Na abertura, a presidente da JucisRS, Lauren de Vargas Momback, deu as boas-vindas aos presentes na sede da Junta Comercial e aos de forma online via Teams. Lauren saudou os representantes da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG): o assessor especial de Assuntos Jurídicos e Desburocratização, Magnum Eltz e o coordenador da Assessoria Especial de Assuntos Jurídicos e Desburocratização, Romero Leite Pimentel.

  A terceira reunião ordinária foi pautada pela votação da tabela de classificação de risco que foi aprovada por unanimidade. Na  ocasião,  Lauren ressaltou que o Rio Grande do Sul acaba de se tornar o primeiro estado a ter mais atividades de baixo risco, totalizando 770. "Um trabalho que foi realizado por muitas mãos nos últimos dois anos. Temos muito orgulho pela dedicação e comprometimento de todos envolvidos neste processo. Continuaremos trabalhando pela desburocratização e eficiência da máquina pública em prol do empreendedorismo em nosso estado", afirmou a gestora da JucisRS.

   Já o Diretor da Redesim da JucisRS e secretário-geral do Subcomitê, Silvio Ramão, apresentou dados relacionados a tabela de risco do RS, explicando o que a Lei de Liberdade Econômica determina e ressaltou a importância da unificação dos órgãos junto ao Subcomitê.

   O assessor especial de Assuntos Jurídicos e Desburocratização da SPGG, Magnum Eltz, destacou que com essa nova resolução o estado passa de 24 atividades registradas no CGSIM nacional como de baixo risco para 770 atividades, considerando o cruzamento de conceitos de baixo risco em todos os órgãos. Sendo o maior número de Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAES - entre os estados nesse momento. “A nova resolução unifica as tabelas de risco dos órgãos licenciadores, FEPAM, VISA e CBM. Segundo ele, é a finalização de um trabalho iniciado em 2020 com a revisão da proposta de tabelas de risco enviada pelo CGSIM nacional. "Foi revisada de acordo com a legislação regional pelo Comitê de Liberdade Econômica do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo - CEDE - e depois levada ao Subcomitê Estadual da RedeSim - contando com a colaboração ampliada para o debate democrático junto aos municípios, OAB, CONSEMA e entidades ligadas ao mesmo”, explicou.

  Atualmente,  o Subcomitê Estadual da Redesim conta com representantes de 15 órgãos estaduais, sendo alguns deles: a FEPAM, SEDEC, OAB/RS, CBM/RS, SEBRAE/RS, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, entre outros. A partir dessa reunião os Cartórios, é o órgão mais recente a integrar ao subcomitê.

  Janaína Zago Medeiros, Gerente de políticas públicas Sebrae RS, relata que o principal objetivo da Lei de Liberdade Econômica é desburocratizar e simplificar os processos para abertura e operação de empresas. “Com menos entraves, é possível estimular o desenvolvimento econômico do Estado e, consequentemente, gerar mais empregos e renda para a população". Ela disse que o Sebrae acompanhou todo o trabalho de criação da tabela única de classificação de risco, junto ao CEDE e agora aprovado no Subcomitê Estadual da Redesim. "Estamos dando um passo importante para a construção de um ambiente empreendedor mais favorável e inovador no Rio Grande do Sul”, enfatizou.

  Outras temas foram tratadas durante o Subcomitê, como: a rotina das reuniões do Regime Interno; a instalação de uma trava no pedido de viabilidades referentes a OAB no sistema de serviços da Junta Comercial; avanços dos grupos de trabalho - GT’S - que são divididos em quatro partes: Regime Interno, Unificação das Tabelas de Risco, Microempreendedor – MEI -, e Tecnologia, e a definição de um novo GT que irá tratar de assuntos legais.

  Os encontros do Subcomitê tem como finalidade estimular e desenvolver ações voltadas à simplificação e a desburocratização do registro de empresários e de pessoas jurídicas no Estado. Além disso, também busca promover a articulação e entendimento entre todos os órgãos e as entidades envolvidas na abertura e na alteração de empresas, além de promover unidade entre  os usuários dos serviços públicos, do processo de registro e da legalização de empresários e de pessoas jurídicas.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul