Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Requerimento de Empresário via Internet traz vantagens aos usuários

Publicação:

Desde o início do ano está funcionando a nova versão do RE eletrônico. O serviço vem cumprindo o prometido com o deferimento em 24 horas contadas a partir da entrada da documentação completa na Jucergs. Nas três primeiras semanas, foram feitos 1.072 pedidos de inscrição na modalidade, sendo 95 pela Internet. O pedido de alteração teve 25, das 699 solicitações, feitas pela Internet. Das Extinções, foram 883 pedidos, sendo 9 através do site.
O fato de os serviços pela Internet terem sido implementados recentemente justifica a baixa utilização da facilidade, cuja tendência é de aumentar gradativamente.

Uma das vantagens em fazer o requerimento pela internet, além da redução de prazo para processamento, é a possibilidade de diversas informações serem conferidas no momento da digitação, reduzindo, assim, significativamente, a probabilidade do processo apresentar erro ou entrar "Em Exigência". Dessa forma, as informações são atualizadas diretamente na base de dados da Junta, garantindo que estão de acordo com o documento assinado.
Com a informatização do sistema a GA e o DARF não necessitam ser adquiridos e seu preenchimento é realizado pelo software. Através do novo sistema a disponibilização dos dados para a Secretaria da Fazenda é acelerada e traz maior agilidade na conclusão do processo.
Com a implantação do Requerimento Eletrônico, a conclusão de registro de empresário poderá ser feita em tempo mínimo (24 horas) após a apresentação da documentação completa na Jucergs.
No site também está disponível a emissão automática de enquadramento de Micro Empresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) juntamente com a inscrição.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul