Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Redesim chega a 100% dos municípios do RS

Publicação:

30B7C087 49B7 477B B9FE 21F185620557
Ascom-JucisRS

O Rio Grande do Sul atinge 100% de adesão dos municípios à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios - Redesim. Até o momento, dos 497 municípios do estado, 470 já fazem uso deste sistema, enquanto 27 estão em estão em processo de integração. A ferramenta é uma parceria entre a JucisRS, Sebrae/RS e Prefeituras e foi desenvolvida com o objetivo de diminuir o tempo e quantidade de procedimentos realizados na abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas.

A presidente da JucisRS, Lauren de Vargas Momback, destaca que a viabilização da Redesim tem sido fundamental para facilitar a vida do empreendedor gaúcho que deseja abrir sua própria empresa. "Hoje, esse resultado representa uma conquista para todos os envolvidos no processo de implantação da Redesim no RS", disse. "A simplificação de processos que envolvem o licenciamento e registro mercantil resultam na melhoria do ambiente de negócios, incentivando o empreendedorismo nos municípios que passam a fazer parte deste processo", completa.

De acordo com o mais recente Mapa das Empresas publicado pelo Governo Federal, o tempo médio para a abertura de um negócio no RS é de 3 dias e 17 horas. O RS subiu oito posições no ranking nacional da desburocratização para abertura de empresas.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul