Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Projeto Liberdade para Trabalhar, realizado pelo Instituto Liberal de SP, em parceria com a JucisRS, demonstra avanços no RS

Publicação:

banner para site
15114207-banner-para-site.jpg

O projeto Liberdade para Trabalhar é um levantamento, realizado em conjunto com 4.330 cidades (todas com população acima de 5 mil habitantes) e 27 estados brasileiros, sobre a aprovação da Lei de Liberdade Econômica e a dispensa de alvarás para atividades de baixo risco, prevista na lei.

Em janeiro, a presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS - JucisRS - Lauren de Vargas Momback ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo, firmaram parceria com o Instituto Liberal de São Paulo – ILISP– para auxiliar no programa.

Com as novas atualizações de mapeamento apresentadas no site do programa (https://liberdadeparatrabalhar.com.br/), o Rio Grande do Sul se destaca como o estado com o maior número de municípios que aprovaram a Lei da Liberdade Econômica, das 267 cidades mapeadas, 148 já aprovaram a lei, tendo um total de 55,43% de aprovação.

O RS foi o primeiro estado a aprovar a sua lei estadual ainda em dezembro de 2019, em que teve Esteio como pioneiro na aprovação da lei, obtendo um aumento de 64% na geração de empregos após a implementação da lei.

Atualmente mais de 700 atividades já estão dispensadas de obter alvará, permitindo assim, que mais pessoas possam exercer atividade econômica e gerar emprego e renda para a população.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul