Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Presidente da JucisRS, Lauren de Vargas Momback participa da Assembleia de Verão, promovida pela Famurs em Atlântida

Publicação:

WhatsApp Image 2023 03 14 at 13 02 18
A gestora da Junta Comercial compôs o painel “Tudo Fácil Empresas”

Na manhã desta terça-feira (14), foi realizada mais uma edição da "Assembleia de Verão", evento promovido pela Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs -, em Balneário Atlântida. Um dos destaques, foi a participação da presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS - JucisRS -, Lauren de Vargas Momback, do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, além do Governador do Estado, Eduardo Leite.

Lauren iniciou sua fala, parabenizando todas as mulheres e ressaltou a importância da relação entre o Estado e Municípios.

A gestora da Junta Comercial compôs o painel “Tudo Fácil Empresas”, explicando como funciona a plataforma para abertura de novos negócios.

“Decidimos desenvolver esse projeto porque sabemos que é muito difícil abrir uma empresa no Brasil "afirmou Lauren.

Em uma pesquisa do Sebrae é possível ver que 66% dos empreendedores acham caro o custo para formalizar sua empresa e 58% acreditam que o processo é demorado e burocrático.

Durante o painel, foi mostrado através da trilha do empreendedor a automatização e como vários procedimentos que foram transformados, reduzindo o tempo de abertura de uma empresa para até 10 minutos e de forma gratuita ao empreendedor. Hoje, o RS já conta com 26 cidades integradas ao Tudo Fácil Empresas - TFE. Segundo Lauren, o objetivo é levar a nova ferramenta para todos municípios do estado.

“É para isso que vamos trabalhar, para que o cidadão possa abrir a sua empresa em até dez minutos de forma totalmente gratuita”, afirmou Lauren.

O Assessor Especial de Assuntos Jurídicos e de Desburocratização, Magnum Eltz,
deu continuidade a palestra explicando que o município precisa cumprir 4 tarefas para integrar a Tudo Fácil Empresas. Ele citou Novo Hamburgo como exemplo de sucesso, já que com a implantação das ações, o tempo para abertura de uma empresa, foi reduzido de
480 dias, para menos de dez minutos.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul