Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Plataforma de desburocratização Tudo Fácil Empresas é lançada em Sapucaia do Sul

Publicação:

banner para site (60)
Município se torna o décimo nono a implementar o Tudo Fácil Empresas - Foto: Ascom Sapucaia do Sul

“O Tudo Fácil Empresas é um facilitador para quem quer empreender e marca o avanço para os municípios que buscam a agilidade e a desburocratização no âmbito dos negócios. Com a ferramenta, o cidadão tem a oportunidade de abrir sua empresa em até 10 minutos e de forma totalmente gratuita”, destacou a presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul, Lauren de Vargas Momback no lançamento do Tudo Fácil Empresas – TFE - em Sapucaia do Sul realizado na tarde de ontem (20).

Também estiveram presentes na solenidade o prefeito de Sapucaia, Volmir Rodrigues, a Vice-prefeita, Imilia de Souza, o diretor da Redesim da JucisRS, Sílvio Ramão, representantes do SEBRAE; ACIS; CDL; OAB/RS; Câmara de Vereadores, secretários municipais, demais autoridades civis e militares.

O TFE é uma ferramenta que tem o objetivo de disponibilizar ao empreendedor a abertura de empresas, de forma gratuita, com tempo máximo de 10 minutos. No antigo site, era necessário realizar 10 etapas que levavam cerca de 10 dias para serem executadas, várias delas de forma presencial e em locais diferentes. Hoje, os processos estão integrados em um único Portal, facilitando a vida do cidadão. O modelo funciona para empresas individuais ou limitadas, de baixo risco ambiental, e envolve diversos órgãos responsáveis pela formalização de uma empresa, tais como Corpo de Bombeiros, Fepam, Vigilância Sanitária e Sefaz. Atualmente, o TFE enquadra 732 atividades de baixo risco.

            Sapucaia do Sul se torna o décimo nono município a aderir a ferramenta, ao lado de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Panambi, Bagé, Erechim, Gravataí, Estrela, Santa Cruz do Sul, Esteio, Caxias do Sul, Rio Grande, São Borja, Sapiranga, Farroupilha, Montenegro, Frederico Westphalen, Rio Pardo e Venâncio Aires que já disponibilizam o sistema.

 

 

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul