banner para site (17)

Painel “Estratégia de Governo Digital no Âmbito Estadual e Municipal”, foi apresentado na IX Jornada JucisRS de Interiorização em Uruguaiana

O painel sobre “Estratégia de Governo Digital no Âmbito Estadual e Municipal”, foi apresentado durante tarde de ontem (08/03) na IX Jornada JucisRS de Interiorização, em Uruguaiana. O painel teve como mediador, Miguel Augusto Silva, Analista de Registro da JucisRS, e foi formado pelas palestrantes, que estiveram presentes de forma remota, a funcionária da Estônia Hub, Katharina Lehmann, e Simaria de Araújo Vila, Procuradora do Município de Novo Hamburgo.

Katharina Lehmann, explanou sobre a Estônia e a importância do país para a economia digital. Alguns dos pontos destacados por ela foram o voto digital, a facilidade de abrir uma empresa através da internet e ainda a digitalização na sociedade, características presentes no país europeu, onde cerca de 99% dos serviços do governo são digitais. A palestrante também falou sobre os serviços de delivery, que são entregues por robôs.

Simaria de Araújo Vila, iniciou sua fala agradecendo o convite para participar do evento e parabenizando as mulheres pelo Dia Internacional das Mulheres, em especial a Lauren de Vargas Momback, presidente da Junta Comercial do RS. A Procuradora falou sobre o governo digital, destacando que o Rio Grande do Sul foi o primeiro estado do Brasil a aderir ao Rede Gov.br. “A transformação digital é aproveitar o máximo potencial das tecnologias digitais para melhorar a jornada do cidadão na interação com o Estado”, acrescentou.

Ela apresentou ainda os 10 passos para transformação digital de estados e municípios sendo elas: montar um time que invista na governança, institucionalizar a estratégia, ter um plano de longo prazo, entre outros. O portal Gov.br oferece cursos gratuitos através da Escola Nacional de Administração Pública para que todos processos funcionem de forma fluida.