O primeiro Centro Humanitário de Acolhimento de Porto Alegre é inaugurado com a presença da presidente da JucisRS
Publicação:

A presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS - JucisRS - Lauren Momback Mazzardo esteve presente no final da manhã de hoje (11), na inauguração do primeiro Centro Humanitário de Acolhimento - CHA - da capital gaúcha, destinado aos que foram afetados pela enchente de maio. Também chamado de Cidade Provisória está localizado na Avenida Homero Guerreiro, atrás do Centro Vida. Ele conta com 122 unidades, dividido em alas. Cada uma com sete dormitórios masculinos e sete femininos. O abrigo tem ainda 100 unidades para grupos familiares e seis dormitórios para LGBTQIA+.
A presidente da JucisRS Lauren Momback Mazzardo, destacou que o CHA é de extrema importância para acolher aqueles que estão passando por este momento de fragilidade. O Governador do Estado do RS, Eduardo Leite, estava presente e enfatizou: “Não podemos nos conformar enquanto cada uma destas pessoas não estiverem devidamente abrigadas”. “Procuramos o que há de melhor no mundo em questão de gestão de abrigos para a criação deste Centro”, afirmou o vice-governador, Gabriel Souza.
Este é o segundo Espaço de Acolhimento que foi criado no estado. O primeiro, já está funcionando no município de Canoas com cerca de 350 abrigados. O CHA é formado pela mesma infraestrutura de hospitais de campanha que foram usados durante a pandemia. A Cidade Provisória conta também com refeitório, lavanderia coletiva, berçário, fraldário, posto médico, policiamento 24 horas, ambientes multiuso e espaços para crianças. Também estão disponíveis serviços de água, saneamento, energia elétrica, wi-fi gratuita, assistência médica e social, atividades de integração e apoio psicológico, além de acompanhamento por psicopedagogos e pediatras especializados em desenvolvimento infantil para as crianças.