Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

O diretor e roteirista da Pé de Coelho, Diego Tafarel, relata sua trajetória na Economia Criativa

Publicação:

banner para site (15)
Santa Cruz do Sul investe na Economia Criativa para crescimento do município - Foto: Denise Rodrigues

O diretor e roteirista da Pé de Coelho Filmes e presidente do Sindicato da Industria Audiovisual do RS – SIAV/RS -, Diego Tafarel, apresentou na tarde de ontem (10) ao lado do mediador, Marcio Farias Martins, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Cruz do Sul, o painel “Economia Criativa” na X Jornada JucisRS de Interiorização realizada em Santa Cruz do Sul.

Diego iniciou explanando sobre a mudança de paradigma que os municípios precisam exercer sobre a Economia Criativa. “Ela não está só nos grandes centros, quero mostrar que quando a cidade acredita e investe existe uma mudança no futuro daquele lugar”, destacou.

Um dos cases de sucesso apresentado pelo diretor está a criação do Festival Santa Cruz de Cinema, que a seis anos fomenta a cultura e o desenvolvimento econômico no município. Segundo ele, o festival está classificado como um dos três maiores festivais de curta metragem do País.

Tafarel salienta que pensar em Economia Criativa é "pensar fora do padrão normal das indústrias" citando o exemplo produzido pela Pé de Coelho em parceria com a JTI, empresa do setor de tabaco, que investiu na criação da série Safrix, com a intenção de fortalecer a comunicação interna da instituição através de vídeos institucionais que retratam o funcionamento do órgão para todos os colaboradores com uma linguagem acessível e menos padronizada.

“Levar a economia criativa e a inovação para dentro de todas as empresas faz com que o leque cresça e o desenvolvimento aumente”, ressalta.

O secretário municipal, Marcio Farias falou sobre o projeto de lei criado em Santa Cruz do Sul para o incentivo da Film Commission, comissão fílmica é uma organização, normalmente estatal ou paraestatal, que se dedica a atrair e incentivar a realização de produções audiovisuais no seu local de atuação.

“Pensando inovação e da economia criativa de Santa Cruz do Sul, nós sabemos que o incentivo da Film Commission irá agregar valor ao turismo no nosso município”, finaliza.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul