Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Mais de 22 mil processos do Simples Nacional 2024 foram analisados na Junta Comercial do RS

Publicação:

O cadastro de processos do Simples Nacional 2024 ocorreu durante o mês de Janeiro.
O cadastro de processos do Simples Nacional 2024 ocorreu durante o mês de Janeiro. - Foto: Reprodução

Durante o mês de Janeiro/2024,  os Analistas e Vogais da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul - JucisRS -, estiveram envolvidos na análise de processos do Simples Nacional. Cerca de 1,2 mil processos foram vistoriados nos últimos dias pelos Analistas, Vogais da autarquia e Analistas das Unidades Desconcentradas (UD's) uma média que, devido à busca ao enquadramento no programa, fica acima dos demais meses do ano. O número total de processos analisados chegou aos 22.119, apenas dias úteis foram utilizados para o cálculo.

O  programa é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicáveis às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 2006.

Os empreendedores que optam pelo Simples Nacional possuem diversos benefícios, tais como o pagamento de impostos de maneira simples, isenção de tributos e também um redutor de burocracias, não precisando  realizar cadastros municipais ou apresentar a Declaração de Débitos e Créditos de Tributos Federais (DCTF). MEIs e empresas de pequeno porte podem participar do programa desde que obedeçam o faturamento limite para serem enquadrados.

Durante todo mês de janeiro, o portador da empresa pôde requerer participar do programa acessando o site da Receita Federal. 

O vice-presidente da JucisRS, Célio Luiz Levandovski destaca o trabalho dos Analistas e Vogais da autarquia durante o mutirão. “Eles desempenharam com excelência o trabalho. Foi possível  atender os pedidos feitos pela Ouvidoria”, finaliza, agradecendo o apoio e empenho de  todos os colaboradores.

O secretário-geral da Junta Comercial, José Tadeu Jacoby, explica sobre a importância do programa de regime para o usuário: “O Simples Nacional oferece uma maneira de fazer com que os microempreendedores e de empresas de pequeno porte possam tornar suas empresas mais eficientes", enfatiza.

“Este regime tributário permite ao pequeno empresário reduzir a burocracia e os custos em um sistema unificado de recolhimento de tributos entre outros benefícios.”, explica o diretor da Assessoria Técnica da JucisRS, Cristiano Neves da Silva,  sobre o aumento da busca dos empresários pelo Simples Nacional.



Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul