Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Lauren de Vargas Momback é reconduzida ao cargo de Presidente da Junta Comercial do RS

Em 145 anos de fundação, Lauren é a primeira mulher a assumir a presidência da autarquia.

Publicação:

banner para site (1)
Lauren de Vargas Momback inicia sua segunda gestão. - Foto: Lucas Motzkus Ascom SPGG
Por Denise Rodrigues

A presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul - JucisRS -, Lauren de Vargas Momback, foi reconduzida ao cargo ontem (26), conforme publicação na página 8 do Diário Oficial do Estado. Primeira mulher a assumir a gestão da autarquia em 145 anos de fundação em 3 de agosto de 2020, Lauren em sua gestão tem como principais diretrizes o desenvolvimento e a melhoria do ambiente de negócios no estado do RS.

Desde que está à frente da JucisRS, o Rio Grande do Sul passou a liderar o Ranking do Ministério da Economia de Classificação de Atividades de Baixo Risco. A Junta Comercial ampliou o número de atividades consideradas de baixo risco de 24 para 770. Com a nova tabela de riscos, os empreendedores passaram a ter mais possibilidades para a abertura de empresas individuais e limitadas. Com a adesão dos municípios gaúchos ao Tudo Fácil Empresas - TFE -, plataforma em parceria com o governo estadual para abertura de novos negócios de forma gratuita, os empreendedores agora levam, no máximo, dez minutos para registrarem um empreendimento. Hoje, o RS conta com 24 municípios integrados. Outros 120 estudam a possibilidade de aderirem à nova ferramenta que já está em funcionamento nas seguintes cidades: Porto Alegre, Novo Hamburgo, Panambi, Bagé, Erechim, Gravataí, Estrela, Santa Cruz do Sul, Esteio, Caxias do Sul, Rio Grande, São Borja, Sapiranga, Farroupilha, Sapucaia do Sul, Venâncio Aires, Montenegro, Frederico Westphalen, Rio Pardo, São Leopoldo, Uruguaiana, Santo Antônio da Patrulha, Guaíba e Tapejara.

“Nosso olhar é voltado ao empreendedor, temos que simplificar a vida de quem deseja abrir uma empresa em nosso estado”, destaca Lauren, ressaltando que uma de suas metas é a adesão dos 497 municípios do RS. Em quase três anos de sua gestão, ela também inova com o lançamento das Assinaturas Avançadas. Desde 5/3/2021, a JucisRS passa a adotar o sistema para a assinatura de documentos e livros digitais submetidos a registro, sendo também o primeiro estado a disponibilizar a plataforma aos seus usuários/clientes. As Assinaturas Avançadas foram implementadas como uma opção gratuita, moderna, inovadora e com o devido respaldo legal.

Para assinar um documento com a assinatura avançada é necessário ter um cadastro no Portal gov.br, o selo de confiabilidade obtido gratuitamente no mesmo local e inserir o código de segurança que é enviado para o e-mail ou celular do assinante. A gestora da autarquia também destaca a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios - Redesim -, consolidada em 100% dos municípios. Outro case de sucesso é a Jornada JucisRS de Interiorização, que chega a sua décima edição em Santa Cruz do Sul nos dias 10 e 11 de maio. Também foi lançada a Escola JucisRS com enfoque no aperfeiçoamento dos conhecimentos sobre o Registro Empresarial e áreas correlatas.

Lauren agradece ao governador Eduardo Leite pela confiança em seu trabalho a reconduzindo ao cargo. “Sou muito grata pela parceria com o governo estadual que está me possibilitando dar continuidade ao trabalho que estou desenvolvendo e aos novos projetos que envolvem o Registro Mercantil”, finaliza.

A presidente Lauren é Pós-Graduada em Direito Público, Previdenciário e Direito do Trabalho, também integra o Colégio de Vogais da JucisRS. Auditora do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE - e Advogada desde 2003, sócia de dois escritórios de advocacia, com larga experiência nas áreas do Direito Empresarial, Educacional, Previdenciário e Trabalhista.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul