Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Lajeado em parceria com a JUCERGS adere à Redesim no Estado

Publicação:

Aline Schimdt
Aline Schimdt

Agora já é realidade. O município de Lajeado passa a integrar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios - (Redesim) -. O convênio foi assinado na última quarta-feira (15/7), no Salão de Eventos da Prefeitura. A iniciativa é uma parceria entre a Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul – JUCERGS -, SEBRAE/RS e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedei) de Lajeado. O evento contou com a presença do prefeito, Luís Fernando Schmidt, do gerente de Políticas Públicas do SEBRAE/RS, Alessandro Machado, do deputado Tiago Simon, que também preside a Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas do RS, da assessora Jurídica da JUCERGS, Inês Conceição Antunes Dilélio, entre outras autoridades. Instituída pela Lei nº 11.598/2007, a Redesim está vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa – SMPE e permite por meio de um sistema integrado a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas Juntas Comerciais do país.

O presidente da JUCERGS, Paulo Mazzardo, enfatizou a importância da implementação da Rede ao município de Lajeado. A entrada única de dados cadastrais e documentos, além da redução do tempo para registro e legalização de empresas segundo ele são alguns dos aspectos positivos para os usuários da Redesim. O dirigente destaca ainda que Lajeado tem um grande potencial econômico e com a Rede em funcionamento os usuários podem fazer a abertura, fechamento e alteração de empresas sem a necessidade de sair daquela cidade.

O secretário-geral da JUCERGS, José Tadeu Jacoby, destaca que uma das diretrizes da Junta Comercial é a de implantar o novo sistema - Redesim - em todos os municípios gaúchos. Ele explica que o principal objetivo da Rede é de simplificar e desburocratizar o registro e a legalização de empresas, beneficiando e dando a agilidade necessária à dinâmica dos negócios, requisito indispensável nos dias de hoje. Esteio e Garibaldi já fazem parte desta Rede, agora a Junta Comercial e o SEBRAE/RS, parceiros nesta implementação, já estão trabalhando para dar início à REDESIM em mais 14 cidades até o final do ano. São elas: Porto Alegre, Guaíba, São Leopoldo, Santa Maria, Gravataí, Bento Gonçalves, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Farroupilha, Novo Hamburgo e Venâncio Aires.

Além da Redesim, durante o evento foi formalizada a Central do Empreendedor. O prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt, ressaltou em sua fala que a integração à Redesim e a Central do Empreendedor representam um marco para o desenvolvimento da economia do município, importante polo de alimentação do RS, contando com grandes empresas do Setor. O novo sistema irá garantir mais agilidade na emissão do CNPJ, no processo de registro de empresas e obtenção do alvará de funcionamento junto à Prefeitura. Já a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Lajeado – Sedei -, Ivanete Fracaro, explica que com essas medidas, o foco principal é a qualificação das Redes de atendimento ao empreendedor, ressaltando que será possível reduzir o tempo de abertura e registro de uma empresa em mais de 50%, conforme estudos realizados pela Sedei. Também foi firmado convênio com o Corpo de Bombeiros, que irá priorizar os processos encaminhados via Central do Empreendedor para emissão de Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndios – PPCIs - atendimento prioritário no Corpo de Bombeiros de Lajeado.

 

A Central do Empreendedor está localizada na Rua Júlio de Castilhos, 171, Bairro Centro, Lajeado. O horário de atendimento é das 8h às 11h30mim e das 13h30min às 16h45min de segunda à quinta-feira e das 8h às 14h e às sextas-feiras.

 

Denise Rodrigues - MTB 8222

 

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul