Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Junta Comercial na Era Digital foi tema de palestra em São Leopoldo

Publicação:

6484_IM.jpg
6484_IM.jpg

Dirigentes da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul – JUCERGS – participaram na última sexta-feira do “1º Seminário Regional de Contabilidade e Gestão”, em São Leopoldo.  Destinado aos profissionais e representantes de escritórios de Contabilidade dos vales dos Sinos, Caí e Paranhana, o evento foi promovido pelo Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale dos Sinos – Sincontecsinos - Sescon/RS e Conselho Regional de Contabilidade/RS. A abertura oficial do Seminário foi com a palestra “A Junta Comercial da Era Digital”, proferida pelo presidente da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul – JUCERGS -, Paulo Mazzardo e pelo secretário-geral, José Tadeu Jacoby. O evento contou com a presença do prefeito de São Leopoldo, Anibal Moacir da Silva, que participou junto com outras autoridades da cidade da inauguração do novo auditório do Sindicato.

Em sua palestra, o presidente da JUCERGS, Paulo Mazzardo, enfatizou a profunda transformação que a Junta Comercial vem passando ao longo dos anos. “Saímos da Era Medieval e agora fazemos parte da Era Digital”, disse ele para uma plateia lotada de profissionais da área Contábil e convidados. Mazzardo explica que a Junta Comercial está preparando um “ambiente favorável” a todos empresários do Estado citando como exemplo a digitalização de 100% do acervo, ou seja, em torno 24 milhões de documentos que tratam da abertura e fechamento das empresas do RS. O dirigente destacou ainda que os contadores são “protagonistas” destas mudanças e que entidades como Sescon/RS, CRC/RS e Sindicatos Contábeis do Estado são fundamentais para as melhorias que vem sendo implementadas na Junta Comercial. “O Registro Mercantil está mais rápido e com maior segurança jurídica do arquivamento dos atos societários”. Hoje é possível fazer um protocolo em papel de uma única via de um instrumento dos atos societários de qualquer tipo jurídico com toda garantia jurídica, enfatizou.

O secretário-geral da JUCERGS, José Tadeu Jacoby, destacou a importância da implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios - REDESIM – em todos municípios gaúchos, conforme determina a Lei Federal 11.598/2007. O município de São Leopoldo deverá ser o terceiro a fazer parte da REDESIM no Estado. Jacoby disse que o principal objetivo da Rede é de simplificar e desburocratizar o registro e a legalização de empresas, beneficiando e dando a agilidade necessária a dinâmica dos negócios, requisito indispensável nos dias de hoje. Esteio e Garibaldi já fazem parte desta Rede, agora a Junta Comercial e o SEBRAE/RS, parceiros nesta implementação, já estão trabalhando para dar início à REDESIM em mais 15 cidades até o final do ano. São eles: Porto Alegre, Guaíba, São Leopoldo, Santa Maria, Gravataí, Bento Gonçalves, Canoas, Pelotas, Lajeado, Caxias do Sul, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Farroupilha, Novo Hamburgo e Venâncio Aires. Jacoby destacou ainda que os atuais gestores da JUCERGS estão empenhados em avançar ainda mais no processo de digitalização dos documentos, além de simplificar o processo de registro de empresários e pessoas jurídicas para estimular a formalização dos pequenos negócios, finaliza o secretário-geral.

Denise Rodrigues 

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul