Junta Comercial do RS lança Tudo Fácil Empresas em Bento Gonçalves
Publicação:

Bento Gonçalves é o 43º município a implementar a plataforma Tudo Fácil Empresas - TFE -. O lançamento foi realizado na tarde desta sexta-feira (15), e contou com a presença da presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS, Lauren de Vargas Momback, do diretor da Redesim, Sílvio Ramão, do assessor especial de Assuntos Jurídicos e Desburocratização da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão – SPGG –, Magnum Eltz, da a Coordenadora do Descomplica RS, Daniela Peroni Finger, do prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Amadio. A novidade é que a partir de hoje, o Tudo Fácil Empresas 2.0 está sendo disponibilizado aos 497 municípios do RS. Com a atualização do sistema, será possível a abertura de empresas de médio e alto risco ambientado em um único site. O fluxo rápido, continuará para empresas de baixo risco e para as cidades que aderiram a viabilidade automática e o fluxo tradicional, para médio e alto risco.
A plataforma visa desburocratizar o processo de abertura de um negócio, possibilitando que o empreendedor acesse todas as etapas em um único site, de forma totalmente gratuita e em até 10 minutos. Um dos pontos positivos da ferramenta destacado por Lauren, gestora do Órgão de Registro, é a liberação imediata das licenças estaduais e municipais para que o cidadão inicie sua vida empreendedora de forma mais ágil e formalizada.
Em relação ao TFE 2.0, Lauren enfatiza que a atualização do sistema irá gerar mais facilidades para o empreendedor, fomentando a economia, além de proporcionar mais emprego e renda. “Todos esses processos visam agilizar a abertura de negócios no estado do Rio Grande do Sul”.
Hoje, o Tudo Fácil Empresas está disponível em 43 cidades, sendo elas: Porto Alegre, Novo Hamburgo, Panambi, Bagé, Erechim, Gravataí, Estrela, Santa Cruz do Sul, Esteio, Caxias do Sul, Rio Grande, São Borja, Sapiranga, Farroupilha, Sapucaia do Sul, Venâncio Aires, Montenegro, Frederico Westphalen, Rio Pardo, São Leopoldo, Uruguaiana, Santo Antônio da Patrulha, Guaíba, Tapejara, Palmeira das Missões, Santiago, Antônio Prado, Feliz, Viamão, Restinga Sêca, Santa Maria, Vera Cruz, Pelotas, Ivoti, Campo Bom, Brochier, Flores da Cunha, Carazinho, Tupanciretã, Salto do Jacuí, Alvorada, Mostardas e Bento Gonçalves.
O projeto é uma parceria entre a JucisRS, autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS – Sedec –, Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo – CEDE –, Descomplica RS, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae-RS –, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros Militar, Fundação Estadual de Proteção Ambiental – Fepam – e Secretaria da Fazenda do RS – Sefaz RS –.