Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Junta Comercial do RS apresenta Tudo Fácil Empresas na IV Edição do Seminário Brasil Mais Simples

Publicação:

WhatsApp Image 2021 10 08 at 4 04 23 PM
Ascom-Sebrae RS

"A Junta Comercial, o DescomplicaRS e o Sebrae estão trabalhando de forma conjunta para levar o Tudo Fácil Empresas à todos os municípios do RS, para que os gestores municipais possam melhorar seu ambiente de negócios, gerando mais emprego e renda, atraindo mais empresas para sua região", disse a presidente da JucisRS, Lauren de Vargas Momback, no painel Tudo Fácil Empresas, realizado nesta semana durante a IV Edição do Seminário Brasil Mais Simples, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.

Em um dos painéis, a presidente Lauren e o coordenador Técnico do Convênio Empreendedor Digital, Alex Barbosa, detalharam a proposta da plataforma integrada: permitir a abertura de empresas com atividades de baixo risco de forma gratuita, totalmente automática, ágil, fácil e sem burocracia. Com isso, as cidades participantes podem criar um ambiente de negócios mais favorável, aumentar sua competitividade na atração de novos empreendimentos, gerar emprego e renda, além de reduzirem a informalidade, aumentando a arrecadação e também com a melhoria da imagem da gestão municipal.

"Estônia foi citado como o país mais digital do mundo, e que os processos e serviços tem que ser automatizados, digitais e sem burocracia, para podermos evoluir. Então o poder público tem que buscar isso prestando serviços automáticos, digitais e para o cidadão. Estamos trazendo, especialmente para os pequenos e microempreendedores, essa nova forma de abrir empresas digital, automática e rápida: em dez minutos", destacou a presidente Lauren ao final da apresentação.

Alex Barbosa, coordenador Técnico do Convênio Empreendedor Digital, resume: “É a nova modalidade de abertura de empresas no Estado, que é fruto de um trabalho liderado pela JucisRS, pelo DescomplicaRS e o Sebrae/RS. Pelo Tudo Fácil Empresas o cidadão vai poder abrir o seu negócio em um único procedimento e uma única etapa”, explica. Ele também lembra que o empreendedor gaúcho será um dos primeiros a ter acesso a essa inovação: “É uma forma revolucionária de abrir empresas no RS e no Brasil, uma vez que nosso Estado é um dos primeiros a implantar esse novo procedimento”, completa.

A gerente de políticas públicas do Sebrae/RS, Janaína Zago Medeiros, destaca que o Tudo Fácil Empresas pretende simplificar a vida do empreendedor gaúcho: “O Brasil Mais Simples, em sua 4ª edição, trouxe temas relacionados aos avanços da desburocratização no Estado. O Tudo Fácil Empresas, apresentado pela presidente Lauren e pelo consultor Alex, vem como mais uma grande estratégia para o avanço no processo de formalização de empresas, pois automatiza todo o processo e o empreendedor tem sua empresa registrada em 10 minutos. Pela demonstração do seu funcionamento, ficou claro que o empresário será guiado durante toda a jornada, tornando-a mais ágil e fluída”, comenta.

O coordenador Jurídico da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - SPGG - e do DescomplicaRS, Tomás Holmer, avalia positivamente o projeto: “O cidadão gaúcho está prestes a ter mais uma facilidade para abrir uma empresa de forma ágil e automática. Trata-se de uma plataforma simples, mas bastante importante para melhorarmos o ambiente de negócios no RS, onde o empreendedor poderá iniciar seu negócio em minutos, sem burocracia, sem deslocamentos e em um único local”, disse.

O empresário e conselheiro do Conselho de Desburocratização e Empreendedorismo (CEDE), Daniel Santoro, fala a importância de tornar o ambiente de negócios gaúcho mais acessível: “O empreendedor não conhece os trâmites internos do Estado. Ele conhece a atividade que vai desempenhar, o foco dele está nessa atividade e no cliente dele, e não nos trâmites dos múltiplos órgãos e instâncias que existem no Estado para regulamentar a área empreendedora. Quando conseguimos desenvolver a integração entre as diversas organizações envolvidas no processo de registro e licenciamento, sem abrir mão das condições básicas de segurança que todos os órgãos necessitam conduzir, nós avançamos para a melhoria do ambiente de negócios no RS”, explica.

whatsapp12894712417563756342547124124135364645768568785686856856856568
ASCOM - SEBRAE RS

Ele também convida as 497 cidades gaúchas a aderirem ao Tudo Fácil Empresas: “O empreendedor não pode ter uma diferença de tratamento por estar ou não em determinado município, e esse é um ponto fundamental que nos leva a mobilizar todas as prefeituras para colocar como ponto focal de trabalho dos serviços públicos o empreendedor e o cidadão”, conclui.

Também participaram do Seminário os representantes do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração - DREI, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, DescomplicaRS, Sebrae/RS e da Redesimples. O Seminário Brasil Mais Simples ocorreu de 05 a 07 de outubro durante a Mercopar. Na ocasião, foram debatidas políticas públicas e propostas para a desburocratização da abertura de empresas, simplificação dos processos de registro e licenciamento de empresas no RS, inovação, liberdade econômica e outros assuntos relacionados.

whatsapp2145524634347347347347357568761248912741846185235354523622362
ASCOM - SEBRAE RS

Entenda o projeto

A proposta do Tudo Fácil Empresas consiste em fornecer ao empreendedor, através de um único acesso, os seguintes itens: a viabilidade de endereço, o registro na JucisRS, cartão do CNPJ, Inscrição Tributária Estadual e Municipal, além do alvará de funcionamento e dispensa de licenciamento de órgãos Municipais, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros estadual. Com a medida, estima-se uma redução no tempo médio de abertura de empresas das atuais 240 horas para apenas 10 minutos.

Os requisitos para que um município possa aderir ao programa são a integração com a JucisRS, a análise de viabilidade de endereço automática, formalização das tabelas de Classificação de Risco das atividades comerciais, industriais e prestação de serviços e dispensa e isenção de cobrança do alvará de funcionamento e licenças municipais para as atividades de baixo risco.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul