Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

JucisRS presente ao Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico em Cruz Alta

Fórum reuniu secretários de vários municípios para debaterem sobre os Escritórios Regionais da JucisRS, entre outros assuntos

Publicação:

20190520 102042
Sauro Martinelli, vice-presidente da JucisRS apresentou dados e projetos da autarquia
Por Denise Rodrigues

O vice-presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – JucisRS, Sauro Henrique Souza Martinelli, esteve no último sábado (18) representando o órgão de registro no Fórum Permanente de Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico do RS, realizado durante a XV Feira Nacional do Trigo (Fenatrigo), no Parque Integrado de Exposições em Cruz Alta.O evento reuniu cerca 80 mil pessoas em cinco dias de Feira que contou diversas atividades, além de 400 expositores distribuídos em áreas externas e internas do Parque, com maquinários agrícolas, produtos coloniais, vestuário, entre outros. 

Martinelli em sua explanação, explicou as vantagens da implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – Redesim -, nos municípios gaúchos. Segundo ele, a Redesim é uma importante ferramenta permitindo a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais brasileiras. “A simplificação de procedimentos e a redução da burocracia fazem parte de nossos planos a curto e médio prazo”, afirmou. Hoje, a JucisRS conta com 161 cidades integradas à Rede no RS. A meta é abranger mais 100 cidades até o final deste ano, totalizando 261.  

Um dos pontos abordados pelo gestor no Fórum dos Secretários Municipais foi a importância da digitalização do acervo da autarquia. “Estamos vivendo uma nova era em que o empresário precisa ter mais agilidade em seus negócios”, destacou Martinelli. Do acervo de 24 milhões de documentos, 18 milhões já estão em ambiente digital. A meta agora é digitalizar mais dois milhões (Empresário Individual e Documentos com sede em outros estados da federação, mas com filiais no RS), além de outros quatro milhões de caráter histórico.  Ele aproveitou a ocasião também para ressaltar  que nesta sexta-feira, 24 de maio, a Junta  completa 142 anos de fundação, sendo uma das mais antigas do país.

O vice-presidente da JucisRS, também falou aos presentes do projeto que prevê a instalação de uma Sala do Empreendedor na sede do órgão de registro. A iniciativa é uma parceria da JucisRS, Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS (Sedetur), Prefeitura de Porto Alegre e Sebrae/RS. Em relação aos Escritórios Regionais (ER’s), Martinelli, disse que essas unidades são fundamentais para integração da autarquia com as cidades gaúchas. “Os Escritórios Regionais são o elo entre a Junta e os municípios, essa proximidade é o que nos motiva para cada vez mais agilizarmos a vida do empreendedor em nosso estado”, finaliza, destacando que a partir de amanhã (21) a JucisRS disponibiliza aos seus usuários o Registro Automático, sistema que tem como objetivo melhorar o ambiente de negócios no país ao aprovar automaticamente o registro da maioria das empresas. 

No Fórum, o vice-presidente da JucisRS, também representou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS, Ruy Irigaray.   

 

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul