Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

JucisRS lança Central de Atendimento ao Cliente - CAC

Clientes e usuários da JucisRS passam a contar a partir do dia 15/1 com CAC

Publicação:

JucisRS inova com Central de Atendimento ao Cliente - CAC
JucisRS inova com Central de Atendimento ao Cliente - CAC - Foto: Denise Rodrigues
Por Denise Rodrigues

Buscando atender a demanda de seus usuários e clientes, a direção da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – JucisRS - informa que a partir de segunda-feira (15/1) passa a contar com a Central de Atendimento ao Cliente – CAC -, que centralizará todo o tipo de informação à população. A iniciativa foi viabilizada junto à Procergs com a aquisição do software “Central de Manifestações”, sistema hoje já utilizado com êxito por outros órgãos do estado, tais como Tudo Fácil e Departamento Estadual de Trânsito do RS – Detran -. A nova ferramenta permitirá um gerenciamento completo das demandas trazidas pelos clientes da JucisRS.

O CAC possibilita o controle e a gestão das chamadas abertas pelos usuários da autarquia, contendo o histórico de atendimento, que deverá ser respondido em até três (3) dias úteis. Outra inovação é o espaço exclusivo para os postos de suporte ao telefone com mais sete ramais, totalizando 12, com um aumento de capacidade de recebimento de ligações em 100%, além de mais estações de atendimento presencial. O horário de atendimento por meio do telefone também foi estendido para das 9h às 17h (antes era 10h às 16h).

O secretário-geral da JucisRS, Cleverton Signor, explica que para normatizar o serviço de atendimento da autarquia foi elaborada a Ordem de Serviço - 002/2017. “Com a regulação nossa meta é tornar mais eficiente e seguro o atendimento aos nossos usuários e clientes”, destacou. Ele explica que a melhoria começa pela ampliação dos ramais e horários e faz parte do processo de modernização da JucisRS. Para promover essa mudança, ele informa que foi criado um novo espaço físico equipado com mobiliário, expansão da rede de telefonia e aquisição de aparelhos novos para receber os sete novos pontos telefônicos. “Queremos estreitar a relação com os nossos clientes possibilitando todos os canais de comunicação: presencial, eletrônico e telefones”, enfatizou, lembrando que novos atendentes foram remanejados de outros departamentos e estão sendo capacitados para a função. Hoje, 21 pessoas trabalham no setor que abrange três áreas de atendimento (presencial, eletrônico e via telefone).

Signor enfatiza que essa etapa faz parte do processo de modernização da JucisRS, destacando que com a implantação da Junta Digital e do novo Sistema de Registro Mercantil – SRM – em operação desde o dia 16 de outubro no órgão de registro, o Atendimento é o setor mais visado pelos usuários e clientes tanto na forma presencial, eletrônica ou via telefone. “O nosso objetivo é atender a demanda dos profissionais que ligam diariamente em busca de uma informação técnica”, disse o secretário-geral.

Conforme Signor, a medida foi necessária já que o telefone é muito utilizado principalmente por clientes do interior do estado. “Nossos ramais telefônicos devido ao grande número de ligações acabam gerando um tempo maior de espera ao usuário. Conforme dados da JucisRS, na sede em Porto Alegre são recebidas em média 1.050 ligações telefônicas por mês. Já por dia, são contabilizadas em torno de 240 oriundas não só do RS, mas de todo o país, inclusive do exterior. “Queremos que nossos clientes tenham suas dúvidas e quaisquer problemas resolvidos e isso será possível não só com a ampliação dos pontos, mas também com o horário de atendimento mais flexível”, enfatiza o secretário-geral.

Com a aquisição dos Headsets (fones), Signor disse que o principal objetivo é agilizar ainda mais o serviços prestados aos usuários e clientes da autarquia, além de garantir aos servidores uma melhor condição de trabalho (ergometria) já que com o uso dos headsets há uma maior garantia, além da liberdade de movimentos dos atendentes. Desenvolvido para linhas analógicas, o fone é ideal para quem trabalha com clientes, operadores de telemarketing e área comercial. 

O chefe da Divisão de Atendimento da JucisRS, Silvio Moisés Ramão disse que foi realizado um estudo e uma reprogramação dos pontos de chamada para melhor contemplar os clientes que buscam informações na Junta Comercial. Segundo Ramão, as dúvidas mais frequentes depois da implantação do Sistema de Registro Mercantil – SRM - são as que se referem aos novos eventos do Sistema Integrar, emissão de Certidão On-Line, integração Documento Básico de Entrada (DBE) e viabilidade, entre outros.  “Nestes primeiros meses já era previsto que teríamos uma demanda maior por parte dos profissionais da área Contábil”, finaliza, lembrando que uma das metas estabelecidas pelos gestores da JucisRS com a Junta Digital é a “excelência” no atendimento.

Ramão detalha ainda que todos os atendimentos da Central de Atendimento ao Cliente (CAC) serão acompanhados com o uso de um protocolo próprio. “Desta forma será possível acompanhar sua evolução, o prazo de resposta da demanda e a tramitação pelos setores da Junta”, enfatiza, informando que a implantação iniciará pelas demandas de atendimento, ouvidoria do “fale conosco” e site da JucisRS onde serão integrados os canais de atendimento por telefone e presencial.

 

 

 

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul