Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

JucisRS encerra o ano de 2021 com recorde de aberturas de novas empresas

Publicação:

WhatsApp Image 2022 01 17 at 15 18 00
JucisRS termina 2021 com recorde de abertura de novas empresas

A Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS contabilizou no total 241.986 novas empresas no ano de 2021, este resultado é 23% maior em comparação ao ano de 2020, que registrou 196.302 instituições abertas.

O avanço no número de abertura de empresas foi impulsionado pela parceria feita com o governo do Estado, para a implementação da isenção temporária de taxas em 26 de outubro de 2020. Com a suspensão, empresas do tipo Ltda, Eireli, Empresário Individual e Sociedade Cooperativa ficaram isentas das taxas cobradas no ato da constituição.

 A partir desta iniciativa que teve como o principal objetivo o auxilio a micro e pequenos empreendedores para enfrentarem a crise provocada pela pandemia de Covid-19, a evolução de abertura de novas instituições foi traçada mensalmente ao longo do ano passado.

Foi aprovado no dia 25 de julho de 2021, pela terceira vez a prorrogação da isenção por mais 90 dias. Conforme a presidente da JucisRS, Lauren de Vargas Momback, o motivo da nova prorrogação foi o alto índice de crescimento no número de empresas neste mesmo ano, e acrescenta que a medida foi fundamental para incentivar o crescimento de novas empresas. Ela afirma ainda acreditar no potencial dos empreendedores do Estado e confirma que os dados comprovam que os empreendedores estão saindo da informalidade.

Outro grande fator para facilitar a vida de quem quer empreender, foi o lançamento da plataforma Tudo Fácil Empresas – TFE -  que trouxe agilidade na hora de formalizar a abertura de empreendimentos de baixo risco ambiental, sanitário ou de incêndio. A ferramenta foi criada para desburocratizar a abertura de negócios, realizando o ato em menos de 10 minutos, em um único lugar de forma gratuita, automática e online.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul