Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

JucisRS é uma das instituições parceiras do Selo EmFrente Mulher lançado hoje no Palácio da Justiça

Publicação:

banner para site (21)
Lauren de Vargas Momback, presente no lançamento do Selo EmFrente Mulher

O decreto que regulamentou o Selo EmFrente Mulher foi assinado na manhã desta quarta-feira (15), pelo governador Eduardo Leite. A iniciativa é do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, integrado por órgãos do Executivo, do Ministério Público, do Judiciário e da Sociedade Civil.

A Presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul, Lauren de Vargas Momback, ressaltou a importância do Selo com o propósito de reforçar o combate à violência contra a mulher.

"Neste ambiente, é fundamental iniciativas estatais que enfrentem o tema, o mundo corporativo precisa fazer sua parte e ser instigado a participar desta iniciativa. Temos orgulho que a JucisRS se tornou uma parceira forte do Selo EmFrente Mulher, contribuindo para que as mulheres sejam ainda mais valorizadas na sociedade em que vivemos", destaca Lauren.

Em seu discurso, Leite ressaltou importância da parceria entre empresas e lideranças de comunidade para poder entender que "somos todos iguais".

Precisamos mudar a cultura no coletivo. Afirmo que estamos no caminho certo, se olharmos a perspectiva histórica notamos o tamanho do nosso avanço e o quanto temos capacidade de tornar esse Selo forte”, disse o governador.

O coordenador do programa RS Seguro, delegado Antônio Carlos Pacheco Padilha, menciona o quanto a política do Selo foi bem pensada, ressaltando a importância em ampliar mais o projeto com a inclusão das mulheres em cursos, abrindo assim mais portas para o mercado de trabalho. “Eu tenho certeza como pai que um dia nós poderemos viver em uma sociedade em que as mulheres serão tratadas com igualdade e sendo valorizadas, destacou Padilha”.

Priscilla Pereira, Líder da frente que resultou no projeto de lei Selo EmFrente Mulher fala que seu dever enquanto promotora de justiça é garantir que o Brasil não ocupe mais a liderança do ranking entre os países que mais matam mulheres por questão de gênero no mundo.

Feliz eu vou ficar no dia em que não houver mais a necessidade em se falar lideranças femininas, mas somente lideranças em que mulheres e homens terão a mesma igualdade em todos os níveis de poder”, ressalta Priscila.

O Selo EmFrente Mulher é uma certificação criada através de uma lei estadual gaúcha por meio da qual será conferida as empresas públicas e privadas desde o microempreendedor individual até as multinacionais. A certificação prevê o reconhecimento por sua responsabilidade e engajamento social no que diz respeito às realizações de ações continuas para a valorização e o enfrentamento da violência contra mulheres.

Para obter o selo, as empresas terão que cumprir alguns critérios, como desenvolver políticas de prevenção a práticas como o machismo, o assédio sexual ou moral e a importunação no ambiente de trabalho, além de realizar outras atividades que contribuam para a valorização da mulher.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul