JUCERGS lança a Redesim em São Leopoldo e acelera emissão de alvarás
Publicação:
Agora São Leopoldo está integrado à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresa e Negócio (REDESIM). O sistema começou a funcionar na manhã desta quarta-feira (22) e irá beneficiar contadores, profissionais e contribuintes da Região. Agora por meio de uma entrada única de dados cadastrais, os micros, pequenos e médios empresários passam a contar com acesso mais ágil aos novos serviços, diminuindo assim a burocracia e o número de procedimentos para a abertura e regularização de empresas. A iniciativa é uma parceria entre a Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul – JUCERGS -, Prefeitura de Esteio e Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O lançamento oficial foi realizado na Sala do Empreendedor, no andar térreo do Centro Administrativo da cidade.
O empresário Paulo Roberto Pazze esperou apenas três dias para ter o alvará de sua empresa. O prazo médio era de três meses. Durante a solenidade foi entregue para Pazze em mãos pelo prefeito de São Leopoldo, Anibal Moacir da Silva, o primeiro Alvará emitido pelo novo sistema.
O presidente da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul – JUCERGS -, Paulo Roberto Kopschina, enfatizou a importância do apoio do governo do Estado, por meio do governador de Estado, José Ivo Sartori e do Titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia – Sdect -, Fábio Branco, na consolidação desse importante projeto que abrangerá todos os municípios gaúchos. Em relação às instalações da nova Sala do Empreendedor, Kopschina disse que ficou “impressionado” com o empenho dos gestores públicos de São Leopoldo em proporcionar o que há de mais moderno à população do Vale do Rio dos Sinos. “Nossa principal diretriz é facilitar a vida dos nossos principais clientes que são os empresários, proporcionando rapidez e qualidade na prestação dos serviços”, finalizou, lembrando que a Receita Federal está sendo fundamental na implementação da Redesim no RS.
O diretor-superintendente do SEBRAE no Rio Grande do Sul, Derli Cunha Fialho, destacou o trabalho e empenho da direção da JUCERGS e dos órgãos competentes para que a REDESIM fosse implantada em São Leopoldo. Nesta quinta-feira (24/9) a Redesim estará sendo lançada nos municípios de Camaquã e Erechim.
Uma das principais vantagens da Redesim segundo o secretário-geral da JUCERGS, José Tadeu Jacoby, será a redução do tempo de espera. Ele ressalta que com a Rede em pleno funcionamento e com a diminuição da burocracia, o município de São Leopoldo atrairá um maior contingente de empresas sendo de extrema importância para a economia da cidade que terá mais investimentos oriundos da arrecadação de impostos”, finalizou..
A solenidade contou ainda com a presença do vice-prefeito de São Leopoldo, Daniel Daudt Schaefer, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Mário Rosito, além de outras lideranças empresariais e secretários do município.
Denise Rodrigues MTB 8222