Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

JUCERGS inaugura Redesim em Santa Rosa e Ijuí

Agora já são 16 municípios integrados à Redesim no Estado

Publicação:

Vice-presidente JUCERGS, Itacir Amauri Flores/Santa Rosa Foto: Jorge Viana
Vice-presidente JUCERGS, Itacir Amauri Flores/Santa Rosa Foto: Jorge Viana

Os municípios de Santa Rosa e Ijuí a partir de hoje (13) fazem parte da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios - Redesim. O  Sebrae e a Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul – JUCERGS - são parceiros na implementação da Rede em todo o Estado. A iniciativa visa simplificar e integrar os processos de abertura, alteração, baixa e legalização de micro e pequenas empresas. No RS, já foram beneficiados com a Redesim os seguintes municípios: Esteio, Garibaldi, Lajeado, São Marcos, Guaíba, Nova Santa Rita, Santa Cruz do Sul, Estrela, Encantado, São Leopoldo, Camaquã, Erechim, Ivoti e Horizontina.

O presidente da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul – JUCERGS -, Paulo Roberto Kopschina, destaca que a implantação da Redesim nestas duas cidades foi um processo em que todos os gestores municipais tiveram um papel de extrema importância para sua consolidação. Segundo ele, a JUCERGS deverá contar com 25 Salas do Empreendedor até o final de 2015. Com o início das atividades em Santa Rosa e Ijuí, já são contabilizados 16 espaços do Empreendedor no RS. Instituída pela Lei Federal nº 11.598/2007, o objetivo dos gestores é que a Redesim seja implantada em todos os municípios do Rio Grande do Sul. “A principal diretriz da Junta Comercial é de alavancar o empreendedorismo no nosso Estado para que os empresários possam usufruir das vantagens que a Rede proporciona possibilitando a abertura de novas empresas”, finaliza Kopschina, que hoje (13) estará participando da abertura do Espaço do Empreendedor em Canela, totalizando 17 municípios integrados à Redesim.

Durante a solenidade de Santa Rosa, o vice-presidente da JUCERGS, Itacir Amauri Flores, disse que hoje, 99,1% das microempresas do RS movimentam 32% do PIB gaúcho. Ele destacou em sua fala a importância da constituição destas empresas para o crescimento da economia e geração de empregos no nosso Estado. “Nosso projeto é tornar a Junta Comercial virtual visando atender com maior eficiência nossos clientes”, finalizou.

Já em Ijuí, o prefeito Fioravante Batista, destacou que o primeiro passo foi dado para que em breve seja implantada uma unidade descentralizada da Junta Comercial no município.

Os eventos contaram com a presença do diretor do Departamento de Apoio à Micro e Pequena Empresa, Carlos Alberto Hundertmarker, representando o secretário Fábio Branco da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia – Sedect -, do Gerente de Políticas Públicas do Sebrae/RS, Alessandro Machado, da assessora Jurídica da JUCERGS, Inês Conceição Antunes Dilélio, além de secretários municipais de ambas as cidades, autoridades e convidados.

 

Denise Rodrigues MTB 8222

Assessoria Comunicação/Santa Rosa

 

 

 

 

 

 

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul