Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Farroupilha adere ao Tudo Fácil Empresas

Publicação:

Foto: Wagner Lacerda
Foto: Wagner Lacerda

Plataforma permite realizar a abertura de empresas em até dez minutos de forma gratuita

Farroupilha é a 14ª cidade do Rio Grande do Sul a oferecer o Tudo Fácil Empresas, plataforma que permite realizar a abertura de empresas de baixo risco em até dez minutos de forma totalmente gratuita e em uma única plataforma.

O serviço foi desenvolvido pela Junta Comercial (JUCIS) em parceria com o governo do Estado. O lançamento aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 02 de dezembro durante a VI Jornada de Interiorização, promovida pela JucisRS, no Sindilojas da cidade. A solenidade contou com a presença da presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS, Lauren de Vargas Momback, do secretário de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul, Cláudio Gastal; do Secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Joel Maraschin e do prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin.

De acordo com Lauren Momback, o Rio Grande do Sul é o único Estado no Brasil a disponibilizar o serviço totalmente gratuito e automático em uma única plataforma. Ela explicou que o sistema permite abertura de empresas sem qualquer tipo de intervenção humana, direto pelo smartphone, tablet, computador. “O objetivo é a vida de quem deseja ter seu próprio negócio fomentando o empreendedorismo”, explica.

O serviço, lançado na capital dos gaúchos em dezembro de 2021, também opera em mais 13 municípios, entre eles, Bagé, Caxias do Sul, Erechim, Esteio, Estrela, Gravataí, Novo Hamburgo, Panambi, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, São Borja e Sapiranga. Em breve as cidades de Uruguaiana, Sapucaia do Sul, Santa Maria, Rio Pardo, Montenegro, Farroupilha e Frederico Westphalen receberão a implantação do sistema.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul