“Estratégias de Governo Digital” é pauta na tarde do segundo dia da XII Jornada JucisRS de Interiorização
Publicação:

O painel “Estratégia de Governo Digital no Âmbito Estadual e Municipal” iniciou a tarde do último dia da XII Jornada JucisRS de Interiorização em Garibaldi. O encontro foi mediado pelo diretor-geral do escritório de Desenvolvimento de Projetos do Rio Grande do Sul – EDP –, Hiparcio Stoffell, foi formado pela procuradora do município de Novo Hamburgo, Cinara de Araújo Vila e, de forma virtual, a International Relationship Manager da Estônia Hub, Katharina Lehmann.
Katharina abriu o painel falando sobre a Estônia, situada no norte da Europa, que é referência em tecnologia, com avanços em serviços públicos, governo digital, segurança, cultura de inovação e smart cities. O país ainda é destaque por disponibilizar o voto digital e por ter a facilidade de abrir uma empresa através da internet. Essas são algumas das características presentes no país europeu, Katharina ainda explanou que "atualmente, 99% dos serviços públicos da Estônia são digitais".
A procuradora do município de Novo Hamburgo, Cinara de Araújo Vila, iniciou sua fala explicando a Lei do Governo Digital (nº 14.129/2021) que estabelece princípios, regras e instrumentos para a prestação digital de serviços públicos. Cinara trouxe o Mapa de Governo Digital, contando com os desafios estratégicos para os governos estaduais e municipais.
Ela ainda destacou as ‘dimensões do Governo Digital’, sendo este governo: conduzido pelo usuário, proativo, orientado por abertura de dados e com uma concepção digital ampla. “Precisamos de adaptação e flexibilidade, precisamos de resolução de problemas, de uma competência em dados e uma boa comunicação com o cidadão”, finalizou a procuradora de Novo Hamburgo.
O diretor-geral do escritório de Desenvolvimento de Projetos do Governo do RS (EDP/RS), Hipárcio Stoffel, apresentou as ações desenvolvidas na esfera executiva estadual, destacando o portal RS.GOV.BR, sistema integrado com todos os serviços do executivo estadual no formato digital. “Hoje o Rio Grande do Sul tem aproximadamente 95% dos seus serviços disponibilizados virtualmente. O Estado está colocado na primeira posição no ranking de serviços digitais para o cidadão”, ressaltou Stoffel.