Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Esteio é o primeiro município do Estado a contar com a REDESIM

Publicação:

Adriano Rosa da Rocha
Adriano Rosa da Rocha

Agora o município de Esteio está integrado a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresa e Negócio (REDESIM). O sistema começou a funcionar na manhã desta quarta-feira (6) e irá beneficiar contadores e contribuintes da Região. O lançamento oficial foi realizado no saguão da Prefeitura da cidade e contou com a presença do secretário substituto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia – SDECT -, Gilberto Machado Pinho, entre vários convidados.  A iniciativa é uma parceria entre a Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul – JUCERGS -, Prefeitura de Esteio e Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

O presidente da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul – JUCERGS -, Paulo Mazzardo, apontou que uma das principais vantagens da REDESIM é a simplificação dos procedimentos reduzindo as burocracias. Mazzardo destacou o trabalho do SEBRAE e da Prefeitura de Esteio para a implantação da ferramenta. “É uma parceria vitoriosa que garantiu o início do novo sistema afirmou, destacando que a meta é de que a REDESIM seja implementada em todos os municípios gaúchos”, finalizou.

O secretário substituto da SDECT, Gilberto Machado Pinho, disse que cada vez mais o poder público deve ser facilitador das atividades da sociedade civil, principalmente, os atos que envolvem constituição e alteração de empresas na Junta Comercial do Rio Grande do Sul.

O prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, ao inaugurar o espaço disse ““Não estamos lançando uma expectativa de solução. Estamos lançando uma solução”, afirmou, lembrando a importância da REDESIM. “O empreendedor perde muito tempo vindo à Prefeitura ou indo a outros órgãos para formalizar a empresa. Com esse sistema, vamos agilizar o processo”, afirmou o prefeito. Com a REDESIM em funcionamento os usuários já podem fazer a abertura, fechamento e alteração de empresas sem a necessidade de sair de Esteio já que o novo sistema busca a integração por meio de uma única entrada de dados entre os órgãos e entidades conveniadas.

O diretor-superintendente do SEBRAE no Rio Grande do Sul, Derli Cunha Fialho em sua fala agradeceu ao trabalho da Junta Comercial do Estado, “imprescindível” para que a REDESIM fosse implantada no município de Esteio, enfatizando também ao pioneirismo da administração Municipal.

A solenidade contou ainda com a presença do secretário-geral, José Tadeu Jacoby, da assessora Jurídica Inês Conceição Antunes Dilélio, do diretor de Informática e José Wlademar de Oliveira Pinto, todos representando a JUCERGS. Também participaram do lançamento da REDESIM, o vice-prefeito de Esteio, Fladimir Perondi Costella, o presidente da Associação de Contabilistas de Esteio e Sapucaia do Sul, Cleiton Luís Charutti, a presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio, Alice Grechi, o secretário municipal de Economia e Desenvolvimento Sustentável, José Luiz Daudt, além de outras lideranças empresariais e secretários.

(Denise Rodrigues)

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul