Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Diretor da Redesim, Sílvio Ramão, apresenta plataforma Tudo Fácil Empresas no 1º Seminário RS Digital

Publicação:

banner para site (28)
Tudo Fácil Empresas ganha painel no 1º Seminário RS Digital

A ferramenta de inovação Tudo Fácil Empresas foi pauta do 1º Seminário RS Digital na tarde de ontem (24). O encontro é uma iniciativa do governo do Estado para apoiar os municípios na ampliação da oferta de serviços digitais à população e foi realizado no Centro Administrativo Fernando Ferrari.


O diretor da Redesim, Sílvio Ramão compôs o painel “Tudo Fácil Empresas desburocratizando o ambiente empresarial” ao lado do assessor Especial de Assuntos Jurídicos e de Desburocratização da Secretaria de Planejamento Governança e Gestão - SPGG -, Magnum Eltz.


Na ocasião, Ramão apresentou os avanços para o empreendedorismo no estado do Rio Grande do Sul com a expansão da plataforma Tudo Fácil Empresas – TFE -. Sistema idealizado para estimular a abertura de empresas de baixo risco ambiental e sanitário, de forma totalmente gratuita, online, em um processo de até 10 minutos. Sílvio destacou também que o objetivo do TFE é oferecer ao empreendedor uma oportunidade de sair da informalidade.

“Existiam dois problemas na hora de formalizar uma empresa: a burocratização e o custo. Nós trouxemos a solução com o Tudo Fácil Empresas, que vem com a proposta de dinamizar os processos e facilitar a vida do empreendedor”, disse.

Hoje, a plataforma está em funcionamento em 25 cidades gaúchas: Porto Alegre, Novo Hamburgo, Panambi, Bagé, Erechim, Gravataí, Estrela, Santa Cruz do Sul, Esteio, Caxias do Sul, Rio Grande, São Borja, Sapiranga, Farroupilha, Sapucaia do Sul, Venâncio Aires, Montenegro, Frederico Westphalen, Rio Pardo, São Leopoldo, Uruguaiana, Santo Antônio da Patrulha, Guaíba, Tapejara e Palmeira das Missões.


O RS Digital lança mão da experiência do Executivo estadual na implementação da Estratégia Digital rs.gov.br, para auxiliar as prefeituras na realização do diagnóstico digital, oferecer acesso a capacitações e auxiliar na elaboração de um plano de governo digital. O objetivo é que cada município possa oferecer seu próprio portal de serviços.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul