Direção da Junta Comercial do RS apresenta inovações de seus Serviços na Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo
Publicação:
novações da JucisRS para Abertura de Empresas e Serviços foi destaque do “Papo com Café”, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos – ACI. O evento reuniu nesta segunda feira (16) na sede da Entidade, empresários, contadores, advogados, entre outros. As palestras tiveram como moderador o advogado titular da Jung Assessoria Empresarial e Integrante do Comitê Jurídico da ACI, Eneias Walter Jung. Um dos pontos altos das palestras foi a apresentação do Selo EmFrente Mulher, sendo a Junta Comercial o primeiro órgão público do estado receber a certificação.
O secretário-geral da JucisRS, José Tadeu Jacoby, o diretor de Registro Empresarial, Cezar Perassoli e a chefe de Gabinete Priscila Bühler foram palestrantes. O auditório da ACI/Novo Hamburgo esteve lotado e na ocasião foram abordados os seguintes assuntos: Acesso ao Portal de Serviços da autarquia como Registro, Livros e Certidões, noções gerais de Abertura de Empresas, Tudo Fácil Empresas, Registro Digital e Tá na Mão Empresas, Avança Mulher Empreendedora e o Selo EmFrente, Mulher.
A presidente da JucisRS, Lauren Momback Mazzardo em sua fala, destacou as evolutivas da Autarquia. Primeira mulher a presidir a Junta Comercial em 147 anos de fundação, ela enfatizou o trabalho que vem sendo desenvolvido no órgão de registro para facilitar a vida dos empreendedores gaúchos. Em sua segunda gestão, Lauren destacou a implementação do Tudo Fácil Empresas – TFE -, ferramenta que tem como objetivo a abertura de um novo negócio, de forma totalmente gratuita e online em até 10 minutos. Hoje, o TFE está presente em 46 municípios do RS.
Outro destaque apontado pela gestora da JucisRS, foi o Avança Mulher Empreendedora, projeto que visa capacitar Mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica com cursos voltados para área do empreendedorismo. Lauren ressaltou a importância da ação para que as Mulheres atingidas pelas enchentes possam reconstruir seus próprios negócios. "Após o maior desastre climático da história do nosso estado, nós reformulamos o projeto para atender as empreendedoras com recursos para que elas possam retomar suas atividades profissionais e sua fonte de renda", falou. No último sábado, mais de 170 mulheres estiveram reunidas no primeiro evento do Avança Mulher Empreendedora na Associação Mario Quintana, Vila Farrapos. Inteligência Artificial para análise de processos, Metaverso, Tá na Mão Empresas e outros assuntos referentes à Autarquia.
O diretor Executivo da ACI de Novo Hamburgo, Fauston Saraiva lembrou da relação de parceria entre a JucisRS e a entidade. “Fomos a primeira Associação a ter um posto avançado da Junta Comercial fora de Porto Alegre e isso foi a mais de 20 anos”, finalizou, destacando a importância da autarquia para os profissionais daquela Região.
A chefe de Gabinete da JucisRS, Priscila Bühler destacou o Selo EmFrente, Mulher, conferido a empresas que desenvolvem políticas de combate a violência de gênero. A Junta Comercial do RS é o primeiro Órgão Público a receber a certificação. "O Selo representa o incentivo a valorização da mulher no seu ambiente profissional e no enfrentamento a violência”. Ao final do encontro, foram feitas perguntas para sanar dúvidas dos participantes.