Direção da JUCERGS participa de Fórum que abrange Micro e Pequenas Empresas do Estado
Publicação:

A 1ª Plenária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Rio Grande do Sul – Fopemepe/RS contou nesta terça-feira (11/11) com a participação do presidente da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul – JUCERGS, Paulo Mazzardo e do secretário-geral, José Tadeu Jacoby. O evento teve como diretriz avaliar a mobilização dos empreendedores em relação ao novo Simples Nacional e ao incremento da Rede Nacional para Simplificação de Registro e da Legalização de Empresas e Negócios - Redesim. A iniciativa da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe) teve o apoio do Sebrae/RS e da Fecomércio/RS, além da participação de especialistas da Universidade de Extremadura, e da Rede Extremenha de Desenvolvimento Rural da Espanha . As atividades foram realizadas no auditório do Teatro do Sesc, em Porto Alegre.
.A abertura dos trabalhos ficou a cargo do diretor-geral da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa – Sesampe – Marco Antônio Moura dos Santos, que representou na oportunidade o governador do Estado, Tarso Genro e o secretário da Sesampe, Carlos Luiz Rohr.
Durante o Fórum, o presidente da JUCERGS, Paulo Mazzardo, destacou a importância de iniciativas que visem o desenvolvimento de políticas públicas destinadas às empresas de pequeno porte e microempresas no Rio Grande do Sul, enfatizando que os debates e trabalhos realizados pelos comitês gestores são fundamentais para elaboração de novas propostas que contemplem o Setor. Mazzardo fez ainda um relato dos avanços da implantação da Redesim na JUCERGS, hoje uma autarquia. Segundo ele, com o “novo sistema está sendo possível agilizar todos os trâmites que envolvem o andamento dos processos dentro da Junta Comercial, reduzindo a burocracia e o tempo para abertura de empresas, facilitando a vida dos empresários”, finalizou.
No início da tarde, o diretor do Departamento de Apoio à Microempresa e Empresas de Pequeno Porte e secretário executivo do Fopemepe/RS, Antônio Paim, deu início às atividades ressaltando que o fórum defende a necessidade de capacitar os empreendedores com vistas a tornar as empresas competitivas tanto no mercado interno como no esforço de exportação. Em seguida, foram apresentados os trabalhos coordenados pelos representantes dos Comitês Temáticos.
Denise Rodrigues