Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Cidades Inteligentes, Inovação e Tecnologia pautam o painel do Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Raphael Ayub

Publicação:

banner (1)
Raphael Ayub ministra painel sobre Cidades Inteligentes - Foto: Wagner Schneiders

O secretário adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul –SICT-, Raphael Ayub, ministrou o painel “Smart Cities 360: Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo e o Futuro das Cidades Inteligentes” realizado nesta manhã (03), na XII Jornada JucisRS de Interiorização.    

Ayub apresentou alguns números que Estado atingiu este ano, como o segundo lugar em Inovação no Brasil, no Ranking de Competitividade do Centro de Liderança Pública -CIP- e o quinto lugar em número de Startups, o que representou um aumento de 73% no RS. Também mostrou alguns programas que a SICT desenvolve, como o Inova RS, que tem como objetivo incluir o Estado bi no mapa global da inovação, por meio do estímulo de investimentos em inovação tecnológica para potencializar o crescimento no Rio Grande do Sul. E o Projeto Educar para Inovar que está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Educação, tem como propósito a transformação do conhecimento através do engajamento dos professores como agentes na formação dos alunos, contribuindo no desenvolvimento de habilidades necessárias para o profissional do futuro, como a solução de problemas complexos, pensamento crítico, tomada de decisão e flexibilidade cognitiva.     

O Secretário apontou algumas contribuições que a inovação, ciência e tecnologia proporciona. Por meio de sensores e internet é possível monitorar o tráfego da cidade em tempo real, medir a qualidade do ar, o consumo de energia, a tomada de decisão informada por base de dados, a otimização de serviços por meio de inteligência artificial”.  

Raphael Ayub finalizou falando sobre o comportamento humano influenciado pela evolução tecnológica, e fez uma pequena explanação de como essas ferramentas podem ser utilizadas de maneira positiva, como facilitadores, citando o ChatGPT na criação de um modelo de contrato social. 

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul