Caxias do Sul é o 161º município a integrar a Redesim no Rio Grande do Sul

A meta é integrar mais 100 municípios em 2019, totalizando 261

REDESIM      março 21, 2019   Adriano Chaves 2 (2)
Pres.de JucisRS, Itacir Amauri Flores, prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra e equipe da Redesim Foto: Adriano Chaves

Caxias do Sul é o 161º município a integrar a Redesim no RS

A partir de hoje (22), a Rede Nacional para a Simplificação do Registro da Legalização de Empresas e Negócios – Redesim - já é realidade no município de Caxias do Sul. A iniciativa é uma parceria da Junta Comercial e Serviços do Rio Grande do Sul – JucisRS -, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/RS e Prefeituras. O auditório do Centro Administrativo da cidade ficou lotado na tarde de ontem para o lançamento feito pelo prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra. Antes da implantação da Rede nos municípios gaúchos, a média de tempo para a aquisição do alvará de uma empresa de pequeno porte e baixo risco era de 90 dias. Hoje, o tempo médio dependendo da complexidade é de três dias.

Instituída pela Lei nº 11.598/2007, vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa – SMPE - a Redesim tem como diretriz tornar mais eficiente os processo de registro de pessoas jurídicas, além de aumentar o número de formalização de empresas e negócios. Em Caxias do Sul, a consulta de viabilidade, por exemplo, deverá ser respondida em até dois dias úteis.

O presidente da JucisRS, Itacir Amauri Flores, disse que a meta em 2019 é lançar a Redesim em 100 municípios e nos próximos quatro anos abranger todos os 497. Ele explica que com Rede, todas as cidades do RS estarão interligadas, com a automatização do CNPJ, o alvará e a inscrição estadual da Secretaria da Fazenda. De 2015 a 2018, foram contemplados 161 municípios.

O prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, destacou o empenho dos servidores envolvidos no processo de implantação da Redesim naquela cidade. “Essa é uma conquista para todos nós e isso aconteceu pelo trabalho realizado em equipe”, enfatizou, lembrando que, no primeiro ano de trabalho, a Sala do Empreendedor totalizou 23 mil atendimentos.

Com a Redesim em funcionamento, os empresários poderão fazer a consulta de viabilidade e a formalização da empresa de forma virtual. Em média, a prefeitura de Caxias do Sul recebe diariamente 60 pedidos de inscrições ou alterações de empresas, solicitações que deverão ser atendidas em menor prazo.

O diretor-superintendente do Sebrae/RS, André Vanoni Godoy, enfatizou a parceria entre o Sebrae/, JucisRS e servidores da Prefeitura de Caxias do Sul. “Essa rede traz muitos benefícios aos municípios integrados fomentando o empreendedorismo com geração de empregos e tributos”, finalizou Godoy.

A secretária da Fazenda de Caxias do Sul, Magda Wormann, falou da importância da desburocratização com processos mais ágeis e simplificados para o empreendedor.

Estiveram presentes na solenidade representando a JucisRS, a assessora Jurídica, Inês Conceição Antunes Dilélio e o diretor de Tecnologia da Informação, José Waldemar de Oliveira Pinto, entre outros convidados.