Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Cases de sucesso da JucisRS sobre o fomento do empreendedorismo são destaques no XVII Fórum dos Secretários de Desenvolvimento E

Publicação:

banner para site (12)
presidente da JucisRS, Lauren de Vargas Momback, participou do XVII Fórum dos Secretários de Desenvolvimento Econômico - Foto: Jhúlia Silveira

O XVII Fórum dos Secretários de Desenvolvimento Econômico teve como pauta em seu último dia de evento, os trabalhos para desburocratização e do fomento ao desenvolvimento dos municípios gaúchos promovido pela Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – JucisRS -. A abertura do encontro foi realizada ontem (04) e termina nesta sexta-feira (05) em Restinga Seca/RS, no auditório do Hotel Recanto Maestro.

Sobre a importância de seu trabalho como a primeira mulher a estar à frente do órgão de registro, a presidente da JucisRS, Lauren de Vargas Momback destacou a Isenção da taxa de preço público, ação desenvolvida em outubro de 2020 a setembro de 2021. Em quase um ano de isenção, houve um crescimento de 41% na abertura de novas empresas no RS. Segundo ela, outro grande percursor na agilidade dos serviços prestados aos usuários é as Assinaturas Avançadas, sistema que disponibiliza a opção de dois tipos de assinaturas de documentos gratuitas: por Reconhecimento Facial e pelo Home Banking. A autarquia disponibilizou ainda, a realização de pagamentos via pix, tornando-se o primeiro órgão do estado a ter essa modalidade.

Como objetivo para os próximos anos de gestão, Lauren destaca a plataforma Tudo Fácil Empresas – TFE -, disponibilizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, coordenada pelo DescomplicaRS, JucisRS e Sebrae RS, com foco no atendimento ágil e rápido para aqueles que desejam abrir seu negócio. O TFE torna realidade a abertura de uma empresa de baixo risco ambiental e sanitário em 10 minutos, de forma totalmente gratuita e com a entrada em apenas um único site. Antes, o empreendedor peregrinava por vários órgãos para abrir o seu negócio, o que levava em torno de 10 dias.

Atualmente, 24 municípios gaúchos já aderiram a plataforma, sendo elas: Porto Alegre, Novo Hamburgo, Panambi, Bagé, Erechim, Gravataí, Estrela, Santa Cruz do Sul, Esteio, Caxias do Sul, Rio Grande, São Borja, Sapiranga, Farroupilha, Sapucaia do Sul, Venâncio Aires, Montenegro, Frederico Westphalen, Rio Pardo, São Leopoldo, Uruguaiana, Santo Antônio da Patrulha, Guaíba e Tapejara.
“Nós trabalhamos para que o empreendedor se sinta à vontade para abrir o seu negócio em nosso estado. A burocratização atrasa o desenvolvimento econômico e social dos municípios”, finalizou a gestora da JucisRS

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul