Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Campo Bom já conta com Redesim

Publicação:

Ascom/Campo Bom
Ascom/Campo Bom

A abertura de uma empresa ficou menos burocrática a partir de hoje (10) no município de Campo Bom com o lançamento da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – REDESIM -. A nova ferramenta permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do país, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

 

Para o presidente da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul – JUCERGS – Paulo Roberto Kopschina -, o novo sistema é de extrema importância para alavancar o empreendedorismo e o desenvolvimento dos municípios integrados à Rede no Estado. Ele destaca que a implantação da Redesim está sendo possível devido aos esforços dos gestores municipais, Sebrae e órgãos envolvidos diretamente no processo, lembrando que a Redesim é uma parceria entre o Sebrae e a Junta Comercial.

 

O prefeito de Campo Bom, Faisal Karam, disse que a implantação da Redesim no município é uma conquista para toda comunidade.  Segundo ele, a Prefeitura, enquanto poder público tem a função de agilizar estes processos e fazer a sua parte. “Está cada vez mais difícil para o empreendedor abrir uma empresa, a burocracia é tanta e o tempo de espera é muito. Temos que fazer nossa parte se quisermos o desenvolvimento do município. Precisamos avançar, e para isto bastam iniciativas como esta”, enfatizou.

 

A titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) Ieda Lauxen, explica que com a Redesim, os micro e pequenos empresários poderão solicitar a abertura de empresas por meio de um sistema único de entrada de dados. Segundo ela, as empresas que se encaixam na Redesim, ou seja, empresas de baixo risco, não precisarão mais percorrer todos os órgãos interessados e apresentar, muitas vezes, a mesma documentação, pois esse sistema centralizará todas as informações. A secretária disse ainda que o Espaço do Empreendedor para abertura de empresas está disponível no momento apenas para micro e pequenas empresas de baixo risco, mas que oportunamente deverá migrar também para as de médio e grande porte. “Nosso objetivo é de agilizar o processo de alvará também para as empresas que não se enquadram na Redesim”, finalizou.

Serviço - Espaço do Empreendedor

Setor: Protocolo da Administração Municipal. O atendimento será para micro e pequenos empresários (inicialmente), contadores e escritórios de contabilidade. O empreendedor deverá apresentar neste espaço as documentações necessárias para a liberação do alvará de licença.         

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul