Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Campanha "Valores que ficam" foi o enfoque de painel na X Jornada de Interiorização em Santa Cruz do Sul Você sabe como pod

Publicação:

banner para site (16)
Painel encerrou o primeiro dia da programação da X Jornada JucisRS de Interiorização - Foto: Jhúlia Silveira

Você sabe como pode destinar seu Imposto de Renda? Esse foi o enfoque do painel “Como destinar seu IRPF aos fundos da Criança e do Idoso", responsável por encerrar o primeiro dia da X Jornada JucisRS de Interiorização na cidade de Santa Cruz do Sul.   

Apresentado pelo Vice-presidente do Sescon/RS e Vogal da JucisRS, Celso Luft, a campanha “Valores que Ficam” é uma iniciativa do Governo do Rio Grande do Sul, que prevê a destinação de parte do imposto de renda para os fundos da Criança e do Idoso. Os valores são repassados integralmente aos projetos cadastrados pelas entidades sociais que tiverem suas aprovações junto aos órgãos competentes, previstos em Lei própria.  

Luft destacou o papel fundamental dos contabilistas no incentivo ao programa “No profissional da contabilidade tem que aproveitar este momento para sensibilizar o seu cliente”. 

A arrecadação pode ser feita por Pessoa Física, na porcentagem de até 6% do imposto devido. Pessoa Jurídica, apenas aquelas enquadradas no Lucro Real podem destinar até 2% do imposto devido, sendo: até 1% para projetos do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente (Feca); até 1% para projetos do Fundo Estadual da Pessoa Idosa. E Pessoas Físicas e Jurídicas, que podem destinar parte do imposto devido, sendo: até 1% para Apoio à Atenção Oncológica – PRONON; até 1% para Apoio à Atenção da Pessoa com Deficiência – PRONAS/PCD.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul