Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Camaquã é o primeiro município da Região Sul do Estado a integrar a Redesim

Publicação:

Kopschina lança Redesim em Camaquã  Foto: Mayara Brandeburski Farias
Kopschina lança Redesim em Camaquã Foto: Mayara Brandeburski Farias

JUCERGS lança Redesim em mais dois municípios gaúchos: Camaquã e Erechim e nesta  terça-feira (29/9) será a vez de Ivoti fazer parte da Rede

 

O município de Camaquã é o primeiro da Região Sul do Estado a fazer parte da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios - Redesim -. A Junta Comercial do Rio Grande do Sul - JUCERGS - e o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae - são parceiros na implementação da Redesim em municípios gaúchos com o objetivo de simplificar e desburocratizar o registro e a formalização de empresas. A cerimônia de inauguração da Sala do Empreendedor em Camaquã foi realizada na última quinta-feira (24/9) na sede da Prefeitura e contou com a presença do diretor do Departamento de Apoio à Micro e Pequena Empresa, Carlos Alberto Hundertmarker, representando o secretário Fábio Branco da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia – Sedect -, o prefeito de Camaquã, João Carlos Fagundes Machado, a Secretária Municipal da Indústria, Comércio e Serviços, Maristela Miguellis Monteiro, da gerente regional do Sebrae/Sul, Rosani Boeira Ribeiro, além de vereadores,  gestores do municipais e convidados.

Conforme o presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul – Jucergs -, Paulo Roberto Kopschina, a implantação da Redesim na cidade de Camaquã é mais um importante passo na concretização deste projeto que prevê o novo sistema – Redesim -, em todos os municípios do RS. Em sua explanação durante a inauguração da Sala do Empreendedor, Kopschina citou como exemplo as recentes atividades da Rede no município de São Leopoldo. Ele lembrou que, na última quarta-feira, após a inauguração da Sala do Empreendedor daquela cidade já foi possível entregar a um dos usuários o alvará de sua empresa em apenas três dias.

Para o presidente da Autarquia, com empenho e participação de todos os órgãos gestores envolvidos no processo, a Redesim é fundamental está sendo fundamental para alavancar o empreendedorismo em nosso Estado. “Estamos superando a cada dia nossas expectativas em relação à Redesim e ao tempo de trâmite dos processos”, comemorou Kopschina, lembrando que a cidade de Camaquã é um importante pólo da economia agropecuária gaúcha que tem na orizicultura sua principal fonte de renda sendo considerada a Capital Nacional do Arroz Parboilizado, além do cultivo do fumo, da soja e do milho. Kopschina também elogiou as instalações da nova Sala do Empreendedor, enfatizando que a classe Contábil e toda população de Camaquã será beneficiada pela modernidade, qualidade e rapidez em que serão feitos os processos.

O município de Erechim também foi contemplado (24/9) com a Redesim. A vice-prefeita, Ana Oliveira, ressaltou que a cidade dá um importante passo com a implantação da REDESIM beneficiando empresários e microempreendedores. “Estamos criando um mecanismo que irá facilitar o desenvolvimento econômico da cidade”, finalizou, lembrando que o município é o 13º no Estado do RS a integrar esse projeto.

Estiveram presentes na solenidade a assessora Jurídica, Inês Conceição Antunes Dilélio, representando a direção da JUCERGS, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Erechim, Edgar Marmentini, entre outros convidados.

 

Denise Rodrigues MTB 8222

 

 

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul