Avanços da Junta Comercial do RS são apresentados no painel Contabilidade Impactando o Ambiente Econômico nos Municípios
A presidente da JucisRS Lauren de Vargas Momback integrou o grupo de painelistas no evento promovido pelo CRCRS
Publicação:

Na tarde de ontem (22), a presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços – JucisRS – Lauren de Vargas Momback, compôs o conjunto de painelistas que abordaram o tema “Contabilidade impactando o ambiente econômico nos municípios”. o evento foi realizado no auditório da Associação Médica do Rio Grande do Sul - AMRIGS - e contou com a participação dos representantes do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul – CRCRS - de todas as regiões do Estado.
Lauren fez uma explanação sobre os avanços da autarquia ao longo do ano de 2021. Na ocasião, ela falou sobre o trabalho ativo que vem sendo elaborado junto aos municípios gaúchos com o objetivo de buscar soluções para que os gestores municipais possam tornar mais atrativo o ambiente de negócios para quem visa empreender no RS.
A gestora da JucisRS, também falou sobre as medidas que foram tomadas para impulsionar o empreendedor durante a pandemia da Covid-19. Entre elas, a isenção temporária de taxas. O estado do Rio Grande do Sul foi o primeiro do Brasil a ficar por 11 meses com o preço público isento para a abertura de empresas. Com isso, o ano de 2021 fechou com o aumento de 41,1% na abertura de novas empresas.
Lauren também abordou assuntos como as próximas edições da Jornada JucisRS de Interiorização, a plataforma Tudo Fácil Empresas - TFE -, entre outros.
O assessor chefe de Ambiente de Negócios no Ministério da Economia, Willian Marchesi agregou ao painel trazendo o índice de concorrência dos municípios, além de abordar temas como a livre concorrência e a viabilidade automática. Marchesi elogiou do Rio Grande do Sul destacando que o “Estado tem trilhado um caminho de melhorias para o ambiente econômico”.
Em continuidade, o presidente do CRCRS, Márcio Schuch Silveira destacou que o objetivo do painel é levar conhecimento para os representantes do CRCRS, além de estreitar as relações com os órgãos Estaduais para criar um ambiente propício ao empreendedorismo. “Os representantes do Conselho são muito mais do que profissionais da contabilidade, são profissionais dispostos a transformar e melhorar o ambiente econômico” – enfatizou.
O secretário da Fazenda do Município de Porto Alegre, Rodrigo Sartori Fantinel que apresentou a Melhoria do Ambiente de Negócios e a Competitividade da capital gaúcha para 2022.
Após os painéis foi feita a solenidade de posse da nova diretoria CRCRS (biênio 2022/2023) e dos conselheiros eleitos.