Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Acesso à Junta Digital estará disponível a todos os municípios do interior do RS a partir de 1º de dezembro

Publicação:

gov ita (1)
Presidente da JucisRS, Itacir Amauri Flores destacou a importância da Junta Digital para todo o RS Foto; Luiz Chaves - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Por Denise Rodrigues

O anúncio que torna disponível o acesso aos serviços em ambiente digital da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – JucisRS – para todas as cidades gaúchas foi feito na manhã desta quarta-feira (28), no Palácio Piratini, com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a autarquia, governo estadual e Banrisul que garante grátis durante três anos a emissão do Certificado Digital aos empreendedores que já possuem conta-corrente na instituição bancária e aos novos correntistas. Em Porto Alegre, a JucisRS já funcionava 100% em ambiente digital  e agora abrangerá todos os municípios do estado.

O presidente da JucisRS, Itacir Amauri Flores, destacou o avanço da Junta Comercial no Ranking da Receita Federal do Brasil (RFB). “Ocupávamos o 26º lugar e hoje estamos em primeiro pela nossa organização e aporte técnico”, afirmou, lembrando que com a Junta Digital é possível o usuário digitalizar e encaminhar o seu documento via online, sem a necessidade de sair de seu município, dirigir-se até uma Unidade Desconcentrada do órgão de registro no interior ou ir até a sede em Porto Alegre. Amauri Flores, também ressaltou a importância das parcerias com o governo Estadual, Sebrae/RS, Sescon/RS, CRC/RS e Junta Comercial do Estado de Minas Gerais – Jucemg -, responsável pela implantação do Sistema de Registro Mercantil (SRM) na JucisRS.

O presidente do Banrisul, Luiz Gonzaga Veras Mota, explica que a meta é disponibilizar o Certificado Digital para todos os municípios que tenham uma agência do Banco, correntistas com Cadastro de Pessoa Física ou Jurídica. Atualmente, o Banrisul conta com 487 agências em funcionamento no RS. “O microempreendedor Individual muitas vezes fatura apenas de três a dez mil por ano, por isso a importância desta parceria de isenção da tarifa por três anos”, enfatizou Veras Mota.

“Neste momento de crise, a Junta é estratégica porque ela representa o primeiro passo de cidadania empresarial e esse ato é a nossa virada de chave”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia – Sdect -, Susana Kakuta.

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, disse em seu pronunciamento que o “Rio Grande fez seu dever de casa e que está cumprindo seu papel de mexer e mudar a cultura administrativa do Estado com soluções de problemas estruturais encaminhados. Tenho orgulho do que está sendo feito no RS”, finalizou.

Participaram do ato o vice-governador, José Paulo Cairoli, o secretário do Planejamento, Governança e Gestão, Josué Barbosa, o consultor do projeto RedeSimples Digital, Alex Francisco de Oliveira Barbosa, diretor-geral do DetranRS e ex-presidente da JucisRS, Paulo Roberto Kopschina, o secretário-geral da JucisRS e coordenador do projeto de Modernização e Informatização da JucisRS, Cleverton Signor, a presidente do CRC/RS, Ana Tércia Lopes Rodrigues, entre outros convidados.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul