Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Abertura da IX Jornada JucisRS lota auditório do Senac em Uruguaiana

Publicação:

Design sem nome (43)
Primeiro dia da IX Jornada JucisRS de Interiorização apresenta 17 painéis com foco no empreendedorismo

Iniciou hoje (08), a IX Jornada JucisRS de Interiorização sediada no município de Uruguaiana e que  encerra amanhã (09). Em seu discurso de boas-vindas, a presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços – JucisRS – , Lauren de Vargas Momback, destacou a importância de realizar eventos que motivem o desenvolvimento econômico e social, além de  fomentar o debate sobre a área Empresarial. “Nestes dois dias nós estaremos reunidos com o mesmo propósito de aprender e de trocar experiências sobre inovação, desburocratização, tecnologia e tantos outros temas importantes para a melhoria do ambiente de negócios e crescimento econômico do nosso país”.

“Através de trabalhos como o da IX Jornada JucisRS de Interiorização que nós teremos condições de desenvolver cada vez mais a nossa Região”, ressaltou o prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, na abertura do primeiro dia do evento.

            Em sequência ao encontro, o painel “Registro de Sociedade” foi o tema de abertura da programação da IX Jornada de Interiorização. A palestra foi ministrada pelo coordenador da Comissão de Sociedade de Advogados da OAB/RS, Juliano D’Ornellas Lopes e o oficial substituto de Serviço dos Registros Especiais de Uruguaiana, Diego Sasso Teixeira, além da diretora da Escola JucisRS, Priscila Buhler e o Analista de Registro da JucisRS, Miguel Augusto Silva.

Entre as pautas apresentadas pela diretora da Escola JucisRS, Priscila citou o trabalho de Registro Empresarial desenvolvido  na autarquia. Ela ressaltou que as finalidades do registro garantem a publicidade, autenticidade e segurança aos atos das sociedades empresariais. “Nós registramos a empresa para conferir à todos a segurança jurídica de quem contrata, de quem trabalha e de toda a população”, comentou.

 Sasso Teixeira apresentou questões sobre o Âmbito Civil de Pessoas Jurídicas, com o exemplo das Competências do Registro Civil, divididas em Associações, Sociedades Empresárias e Simples, as Fundações, Organizações Religiosas e Partidos Políticos. Além disso, ele apontou os requisitos para registro, composta por denominação, sede, tempo de duração,  fundo social e pena de nulidade, entre outros.

            Já o coordenador da Comissão de Sociedade de Advogados da OAB/RS, Juliano D’Ornellas Lopes, abordou a finalidade da Ordem dos Advogados do Brasil, ressaltando que a instituição tem responsabilidade de zelar pelo cidadão e seus direitos perante a justiça. Ele explanou sobre a responsabilidade do órgão pelos registros das Sociedades de Advogados e Sociedades Individuais de Advocacia. “A própria OAB cuida do registro das sociedades. Para que essa sociedade não faça uma captação desleal da clientela com outros advogados, para que não se faça um mau uso da atividade jurídica, mas que adquira todos os benefícios decorrentes dela”, ressaltou.

A palestra sobre “Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes” compôs o quadro de painéis apresentados pela manhã, encerrando a primeira parte do evento.

“A mobilidade urbana une as pessoas, porque se eu posso ir e vir para qualquer lugar, todas as partes daquela cidade se sentem pertencentes”, disse o empreendedor, advogado e especialista em Inovação, Daniel Cavaretti, sobre a importância de olhar as cidades inteligentes para além da tendência e da tecnologia. Segundo ele, essas cidades geram dados e dão a base para construir um município útil ao cidadão. "Neste contexto, se constrói uma relação de confiança e pertencimento ao seu entorno", finalizou.

 

 

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul