A XIX Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul traz para debate os processos digitas da JucisRS em prol do empreendedor
Publicação:

Promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, a XIX Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, realizada em Bento Gonçalves, trouxe para o palco no segundo dia do evento, o debate sobre a Transformação Digital da Junta Comercial. Compondo o painel está a presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS – JucisRS – Lauren de Vargas Momback, o diretor da Redesim, Sílvio Ramão, a diretora da Escola JucisRS, Priscila Buhler e como mediador do encontro, o vice-presidente de Assuntos Legislativos do Sescon RS e Vogal da JucisRS, Celso Luft.
Em sua apresentação a gestora do Órgão de Registro, Lauren de Vargas Momback apresentou as ações da autarquia em benefício ao empreendedor gaúcho. Segundo ela, em sua gestão o foco é priorizar a desburocratização e a agilidade para quem quer formalizar a sua empresa. “Nós precisamos facilitar os processos e tornar o ambiente de negócios favorável para o cidadão e para o estado”, destacou Lauren.
Sobre a abertura de novos negócios no RS, ela citou o Tudo Fácil Empresas - TFE -, plataforma que prevê abertura de empresas em até 10 minutos, de forma gratuita e em um único site como uma ferramenta de inovação e de fomento ao desenvolvimento econômico. O serviço isenta a cobrança de taxas para a abertura do CNPJ, garante agilidade, uma vez que o empreendedor poderá exercer suas atividades imediatamente, com as licenças municipais e estaduais liberadas no décimo primeiro minuto.
Em relação aos projetos em andamento está a Sala do Empreendedor no Metaverso, proposta promissora para o atendimento na autarquia. O ambiente virtual estará disponível 24h e tem o objetivo de auxiliar os cidadãos que necessitam dos serviços do Órgão de Registro.
Além disso, esteve em debate a Jornada JucisRS de Interiorização, apresentada pelo diretor da Redesim, Sílvio Ramão. Em sua explanação, o diretor ressalta a importância do evento como “mediadora” entre gestores estaduais e municipais e os cidadãos. O evento tem como objetivo promover dois dias de debates sobre áreas do Registro Mercantil, Empreendedorismo, Inovação e Novas Tecnologias através de palestras e oficinas.
A diretora da Escola JucisRS, Priscila Buhler finalizou o debate apresentando as principais exigências recebida pelos analistas da autarquia e como evitá-las no dia a dia.