“A Retomada Economica e as Novas Oportunidades para Investir no RS’’ fecha a IX Jornada Jucis RS de Interiorização em Uruguaiana

banner para site (20)
João Batista Saldanha e o empresário Paulo Pavin, CEO do Bah Freeshop

A IX Jornada JucisRS de Interiorização em seu painel de encerramento contou com o líder do governo na Assembleia Legislativa e presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado estadual Frederico Antunes; o presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL - Uruguaiana), João Batista Saldanha e o empresário Paulo Pavin, CEO do Bah Freeshop.

Geração de emprego e renda e perspectivas para novos negócios foram os temas abordados pelos palestrantes, que fizeram uma leitura do quadro atual e projeções para os próximos anos. "Emprego e renda, na fronteira Oeste e mais especificamente na cidade de Uruguaiana, estão baseados num tripé que inclui a diversificação de atividades, sem perder o foco nas vocações locais, conectividade e segurança", afirmou o deputado estadual Frederico Antunes. Conforme o líder do governo na ALRS, até 2026 deve estar em operação o novo parque eólico Três Divisas, que engloba as cidades de Quaraí, Alegrete e Uruguaiana, com a expectativa de geração de mais 800 MW. Ao todo, serão investidos 4 bilhões de reais no parque eólico.

Antunes também destacou o esforço que houve para a redução nas taxas de ICMS em combustível de aviação, possibilitando a retomada dos voos da empresa Azul, que conectaram a cidade com Porto Alegre e outras capitais. Conforme o parlamentar, um outro ponto a ser destacado é a inovadora legislação que permitiu a criação de freeshops em cidades gêmeas (são apenas 33 em todo o país), aumentando o fluxo do turismo de compras e possibilitando a geração de novos empregos na região, beneficiando também o comércio tradicional.

De acordo com o CEO do Bah Freeshop, Paulo Pavin, a cidade de Uruguaiana cresceu mais do que outros municípios, porque houve a dedicação de lideranças políticas que se empenharam para garantir essas mudanças. "Esses investimentos foram canalizados para cá, porque houve o empenho de um prefeito comprometido com o desenvolvimento local, a união de empresários e o trabalho de políticos como Frederico Antunes".

João Saldanha, presidente do CDL em Uruguaiana, lembrou que o aumento nos efetivos da segurança pública, e a qualificação da Guarda Municipal, também foram fatores decisivos para que aumentasse o fluxo de pessoas de outras regiões na cidade, atraídas pelo turismo de compras viabilizado pelos freeshops, que repercute em toda a cadeia comercial como prestação de serviços, gastronomia e hotelaria.

O painel de encerramento teve também as presenças do prefeito de Uruguaiana, Ronnie Melo, da presidente da Junta Comercial, Lauren de Vargas Momback, empresários da região e demais painelistas da programação da IX Jornada JUCISRS de Interiorização.